Livro “1976: Autonomia!- o Governo próprio dos Açores” apresentado na Lagoa

Cidade-Vista-St-Crus-Jornal-Diario-da-Lagoa-Açores

O livro “1976: Autonomia! – O Governo Próprio dos Açores”, da autoria de José Andrade, será apresentado na Cidade de Lagoa, no dia 12 de novembro, mais concretamente na Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira. A apresentação estará a cargo de João Bosco Mota Amaral, e decorrerá a partir das 17h00, tratando-se do último volume da trilogia “Anos Decisivos”, editado pela “Letras Lavadas” com prefácio de João Bosco Mota Amaral, que comemora os 40 anos da Região Autónoma dos Açores.

Na sequência das três primeiras sessões regionais de lançamento do livro “1976: Autonomia! – O Governo Próprio dos Açores”, os três volumes do projeto editorial “Anos Decisivos” foram apresentados nas nove ilhas da Região e nas Casas dos Açores de Lisboa, Porto e Algarve.

Recorde-se que, a trilogia “Anos Decisivos” reconstitui a vida política do arquipélago dos Açores, desde a revolução nacional de 25 de abril de 1974 até à posse do primeiro governo regional a 8 de setembro de 1976, com base nos relatos da imprensa diária dos distritos autónomos de Ponta Delgada (Diário dos Açores, Correio dos Açores e Açores), Angra do Heroísmo (A União e Diário Insular) e Horta (O Telégrafo e Correio da Horta).

O primeiro volume, editado em 2014, intitula-se “1974: Democracia… – O 25 de Abril nos Açores” e tem prefácio de Jaime Gama. O Volume II, intitulado “1975: Independência? – O ‘verão quente’ nos Açores”, foi editado em 2015 com prefácio de Álvaro Monjardino. Este último volume, prefaciado por João Bosco Mota Amaral, encerra agora o projeto editorial com o título “1976: Autonomia! – O Governo Próprio dos Açores”.

O autor desta trilogia editorial, José Andrade, é licenciado em Ciências Sociais com a especialidade de Ciência Política, exerce as funções de Deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores desde 2012 e tem 15 livros publicados.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*