V Roteiro de Saúde Mental propõe reflexão sobre “Dignidade em Saúde Mental”

v-roteiro-de-saude-mental_2016-cartaz

O V Roteiro de Saúde Mental da Região Autónoma dos Açores ocorrerá entre 10 e 14 de outubro e as comemorações englobam a realização de um seminário no dia mundial da saúde mental a 10 de outubro subordinado ao tema “Dignidade em Saúde Mental”, que terá lugar na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

A iniciativa promovida pelo Centro Paroquial e de Bem estar Social de São José, em Ponta Delgada, conta com a presença de diversos oradores entre os quais a Vice-Presidente – Europa – da World Federation for Mental Health, Filipa Palha, que é também a Presidente da Associação Encontra+Se.

Entre os intervenientes estarão especialistas da área da saúde mental e também dirigentes associativos que lidam diariamente com a problemática de doentes do foro psiquiátrico e psicológico. Destaque para inúmeros profissionais da área da psicologia clínica que apresentarão reflexões sobre a dignidade do doente mental ou os cuidados a ter no tratamento destes doentes.

Recorde-se que ainda ontem o parlamento dos Açores aprovou, por maioria, uma proposta do Governo que cria a Rede Regional de Cuidados Integrados em Saúde Mental, iniciativa que suscitou dúvidas aos partidos da oposição.

O secretário regional da Saúde, Luis Cabral, explicou, durante a apresentação da proposta, que esta rede, que será implementada em 2017, vai “mudar o paradigma do acompanhamento dos doentes de saúde mental nos Açores”, garantindo mais “rigor” e “qualidade”.

Com esta legislação agora aprovada, passa a ser possível diferenciar o tipo de apoio e o respetivo financiamento, passando de um modelo tradicional de internamento para um modelo mais de ambulatório.

Atualmente, existem nos Açores 13 psiquiatras e 41 enfermeiros especialistas em saúde mental, que vão passar a ser orientados por uma equipa de coordenação, que ficará responsável por gerir as admissões e as altas em cada uma das valências.

DL/Igreja Açores

Categorias: Religião

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*