Xadrez invadiu o Convento dos Franciscanos

xadrez-invadiu-o-convento-dos-franciscanos-2

O xadrez e os seus praticantes dominaram por completo o Convento dos Franciscanos durante a última jornada do Torneio da Juventude, no passado sábado, dia 1 de outubro.

Segundo uma ntoa enviada à nossa redação, a tarde foi marcada pela saudável competição entre os xadrezistas presentes, que disputaram estratégias ao longo de três sessões de 40 minutos cada, ou seja, 20 minutos para cada jogador. O Convento foi, também neste dia, o palco da entrega de prémios do torneio, cerimónia que contou com a presença da Vereadora Elisabete Tavares, em representação da Câmara Municipal de Lagoa. Note-se que além de premiados os três melhores classificados de cada categoria, também se atribuíram medalhas de participação aos restantes competidores.

Assim, no cômputo geral, Luís Soares revelou-se rei absoluto com 14,5 pontos em 15 possíveis, sendo o pódio composto por José Martins (12,5) e João Rego (12). Na categoria de femininos, Daniela Arruda foi rainha com 10 pontos, seguida de Matilde Soares (8) e Daniela Oliveira (7). Nos seniores o grande vencedor foi também Luís Soares com 14,5 pontos, seguido por Paulo Rebelo (8,5) e Milton Torres (8). Nos sub-18 foi Daniela Arruda novamente a liderar com 10 pontos, perseguida por Marco Campos (5). Relativamente à categoria sub-16, José Martins sagrou-se vencedor com 12,5 pontos, com Rui Guerra na 2ª posição (8,5) e Leandro Sousa na 3ª (3). João Rego venceu a categoria sub-14 com 12 pontos, seguido por Rodrigo Oliveira (8) e Daniela Oliveira (7). Entre os sub-12, Pedro Afonso obteve o 1º lugar com 9 pontos, Ricardo Torres o 2º (8) e Matilde Soares o 3º (8). Nos sub-10, a 1ª posição foi conquistada por Bernardo Gaspar com 8 pontos, a 2ª por Francisco Torres (8) e a 3ª por José Medeiros (7). Já nos sub-8, Francisco Furtado foi o pequeno grande vencedor com 7 pontos, logo seguido por Daniel Couto (4) e João Maria (3,5).

O evento contou também com uma especial e impressionante demonstração da modalidade, que consistiu numa simultânea entre o vencedor da geral, Luís Soares, e os dez classificados que lhe seguiram. Como combinado, a prova terminou ao fim de 45 minutos independentemente das partidas estarem terminadas. Assim, decorridos 23 lances, foi feita uma avaliação às posições de todos os tabuleiros. Os jovens José Martins e João Rego seriam os únicos a vencer os seus jogos.

Houve ainda tempo para um lanche convívio, oferecido pela Câmara Municipal de Lagoa, que promoveu a interação e a troca de ideias entre os xadrezistas e as famílias e amigos que os acompanharam. Mais do que a competição, estes são ótimos momentos para a divulgação da modalidade e para o estabelecimento de novos laços que contribuem para a aprendizagem de todos.

O Torneio da Juventude é uma organização a cargo da Associação de Xadrez da Região Autónoma dos Açores que conta com apoio da Câmara Municipal de Lagoa há vários anos, numa parceria reforçada pelo sucesso de cada edição realizada. Os jovens praticantes açorianos demonstram já um grande potencial, deixando em perspetiva um futuro risonho para o xadrez na ilha de São Miguel e, em geral, nos Açores.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*