Mostra expositiva de rua “A História das Coisas”

Print

Encontra-se exposta no Porto da Caloura, em Água de Pau, e na Praça de Nossa Sr.ª do Rosário a mostra expositiva “A história das coisas”, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Lagoa, através da área da educação e cultura.

Constituída por doze painéis informativos, a exposição pretende divulgar de forma apelativa e incrementar o conhecimento dos transeuntes acerca das peças que integram o espólio da Mercearia Central-Casa Tradicional e Museu Etnográfico do Cabouco.

Entre as peças divulgadas, estarão presentes a mobília do quarto de cama da Mercearia Central, que se destaca pela qualidade de madeira e pela riqueza dos pormenores incutidos, o garrafão de vinho, pelo particular facto de na vila de Água de Pau serem revestidos de vime pelos cesteiros conferindo-os assim um aspeto tradicional e original e o petroleiro, objeto transparente onde se preservava o petróleo vendido ao litro nas mercearias ou drogarias.

Do Museu Etnográfico do Cabouco constam a picareta utilizada pelo ofício do cabouqueiro muito presente na freguesia do Cabouco, o debulhador de milho, ferramenta agrícola ligada à transformação das maçarocas, uma vez que no Cabouco o cultivo de milho era frequente no quotidiano da comunidade, e o machado utilizado pelos lenhadores desferindo golpes nos troncos e ramos das árvores fazendo desta atividade a sua fonte de rendimento.

Com esta exposição, dividida em dois locais, a autarquia pretende que o espaço-museu seja transportado para fora de portas interagindo diretamente com o público, ao mesmo tempo que visa cativar os transeuntes a visitar aqueles espaços.

Ao todo são 24 peças, doze em cada freguesia, que se encontram em destaque nos painéis.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*