Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira promove formação na área da arte, educação e inclusão com Leonardo Sousa

biblioteca-municipal-tomaz-borba-vieira-promove-formacao-na-area-da-arte-educacao-e-inclusao-com-leonardo-sousa

A Biblioteca Municipal Tomaz de Borba Vieira, gerida pela Câmara Municipal de Lagoa, promove a ação formativa de longa duração “A Arte como recurso educativo e de inclusão social” que decorrerá de outubro de 2016 a junho de 2017.

Segundo a autarquia, esta ação de formação visa desenvolver competências de agentes educativos na utilização das artes para um trabalho educativo e de inclusão. Leonardo Sousa abordará conceitos fundamentais em Arte e Educação, elencará alguns projetos de intervenção nesta área, formas de integração pela arte, e as suas diferentes expressões. Focará também um trabalho com diferentes públicos-alvo e a forma de elaboração de projetos, retroação e avaliação.

A formação é gratuita e destinada a profissionais da área sociocultural, ciências da educação, educadores de infância, psicologia e ajudantes de educação. Consistirá em uma sessão mensal (duas horas por sessão), decorrendo à segunda quinta-feira de cada mês, das 10h30 às 12h30 na Biblioteca Municipal Tomaz de Borba. No total serão 18h00 de formação.

Leonardo Sousa é coordenador da Associação Solidaried’arte, instituição que tem vindo a realizar parcerias com a Câmara Municipal de Lagoa nos últimos anos. Ao longo de dois anos letivos ministrou aulas de teatro na valência CATL (Centro de Atividades de Tempos Livre Lagoa) 2º ciclo.

Proferiu palestras e dinamizou sessões de promoção da leitura e uma peça de teatro. Este ano, a Biblioteca Municipal Tomaz de Borba Vieira recebeu-o para uma palestra intitulada a “Educação pela arte”.

Leonardo Sousa nasceu na ilha de São Miguel, em 1968. Estudou no seminário e formou-se em Ciências de Educação com especialização em Psicologia de Formação, tem pós-graduação em Arte e Educação, e neste momento está a fazer mestrado na área. Tem, também, um curso de dinamização sociocultural e de intervenção social. Dedicou sua vida a trabalhar na intervenção/ integração social.

As inscrições encontram-se abertas, sendo que os interessados (prioridade para profissionais que exerçam a sua actividade laboral no Concelho da Lagoa) poderão obter mais informações e/ ou realizar a inscrição através do contacto telefónico 296 912 510 ou correio eletrónicoservicoeducativo.bmtbv@gmail.com. Há limite de trinta inscrições, dando-se prioridade aos interessados que trabalhem na Lagoa.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*