Lagoa será palco do Playing For Change Day Azores

playing

É já no próximo sábado, dia 24 de setembro que a Cidade de Lagoa será um dos palcos do Playing For Change Day Azores.

Refira-se a este propósito que, amantes da música de todo o mundo estão unidos mais uma vez para a celebração anual do VI Playing For Change Day. Neste dia, os músicos e os fãs vão se reunir em palcos, esquinas, escolas, e através da internet, para concertos e eventos que promovam a paz e mudança social positiva.

Segundo uma nota da autarquia, em 2015, os Açores juntaram-se a este evento mundial, com a realização de um concerto que aconteceu no Estúdio3 e juntou diversos músicos com uma transmissão em direto para todo o mundo através do Diário da Lagoa e Rádio Lagoa.

Este ano o Playing For Change Day Azores pretende realizar-se nas três cidades micaelenses: Ponta Delgada, Ribeira Grande e Lagoa, sendo que terá o seu início exatamente na Lagoa.

Esta segunda edição açoriana, deste evento internacional, irá juntar uma dúzia de músicos de diferentes formações musicais que irão interpretar em cada local, ao longo de uma hora, versões de temas da música tradicional açoriana, assim como de autores que disponibilizaram livremente para o efeito as suas obras originais. Em cada Cidade seria interessante a participação musical de responsáveis da Autarquia.

Esta segunda edição do Playing For Change Day Azores, que será organizada pela Associação Filhos da Terra e Estúdio3, contando como media partner o Jornal Diário da Lagoa e a Rádio Lagoa, contando com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa.

Recorde-se que em 2015, Playing For Change Day resultou em mais de 400 eventos em 61 países em seis continentes, angariando cerca de US $ 150.000 para fornecer instrumentos, instrução musical, e inspiração para as crianças e jovens. Os esforços de angariação de fundos do dia PFC vai ajudar a fornecer aulas gratuitas de dança, instrumentos, idiomas e teoria musical para crianças, instruídos por professores locais qualificados no Bangladesh, Brasil, Gana, Mali, Ruanda, Nepal, África do Sul, Tailândia e Estados Unidos.

O Dia PFC foi originalmente criado para coincidir com o Dia Internacional da Paz das Nações Unidas, ou Dia da Paz, que se realiza todos os anos em 21 de setembro. O Dia PFC é realizada no sábado mais próximo desta data, a cada ano. Junto com milhares de outras organizações em todo o mundo, a Fundação Playing for Change, participa da Culture of Peace Initiative, em cooperação com a Pathways to Peace, para aumentar a conscientização sobre o Dia da Paz e o esforço constante para transformar uma sociedade de concorrência e violência em uma cultura de cooperação e de paz.

A Playing For Change Foundation (PFCF) foi criada em 2007 como uma organização sem fins lucrativos com a missão de criar uma mudança positiva através da educação musical.
Até à data, PFCF criou doze escolas e programas de música em Bangladesh, Brasil, Gana, Mali, Nepal, Ruanda, África do Sul, Tailândia e Estados Unidos. Cada programa ensina as crianças sobre o seu próprio património e tradições culturais únicas e liga-as de uma forma dinâmica com outras crianças e culturas ao redor do mundo. As estruturas locais garantem que os programas evoluem de forma mais relevante para as necessidades das crianças e suas comunidades.

Centenas de crianças que não teriam acesso à educação musical, atualmente participam nas aulas regulares de música e dança. Dezenas de empregos no ensino têm sido criados, assim como, os instrumentos para os programas são provenientes de artesãos locais, criando oportunidades econômicas. Os projetos também ajudar a satisfazer as necessidades essenciais das comunidades, incluindo a prestação de ajuda, como alimentos, água potável, remédios, roupas, livros, material escolar, de energia solar, computadores e outras tecnologias modernas.

Quando crianças tocam música juntos, a colaboração aumenta e o conflito reduz. É muito importante para as crianças, particularmente aqueles que são vulneráveis devido à pobreza, conflito, drogas e negligência, que a aprendizagem da música aumente a autoestima e promova a resiliência e alegria.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*