Ouvidoria da Lagoa celebra aniversário na Igreja do Livramento

Açores-religião-Ouvidoria-Lagoa-

A Ouvidoria da Lagoa, constituída pelas paróquias da Ribeira Chã, Água de Pau, Santa Cruz, Rosário, Atalhada, Cabouco e Livramento, na Ilha de São Miguel, vai celebrar o seu dia, no próximo domingo na Igreja do Livramento, numa cerimónia evocativa às 16h00. 

Durante toda a semana a Ouvidoria está em festa com diferentes iniciativas que juntam todas as paróquias. 

Segunda-feira realizou-se um encontro de acólitos e esta terça-feira o destaque vai para o encontro de grupos corais. 

Esta quarta-feira, dia 23 de abril, destaque para mais uma sessão da Escola de Formação Cristã sobre a doutrina Social da Igreja, que terá lugar a partir das 20h30, no Centro Missionário Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) com uma conferência de Carmo Amaral sobre a Proteção do Ambiente e no dia 26, sábado, a realização da Via Lucis, em Água de Pau, para assinalar a ressurreição de Cristo. 

O ponto alto das celebrações acontecerá no domingo com a realização da Eucaristia Solene evocativa do dia da Ouvidoria da Lagoa que se realiza na Igreja de Nossa Senhora do Livramento e será concelebrada por todos os sacerdotes da Ouvidoria e presidida pelo Ouvidor. 

A Ouvidoria da Lagoa foi criada a 8 de Abril de 1985 por decreto episcopal de D. Aurélio Granada Escudeiro. 

De acordo com uma nota a que o Portal da Diocese teve acesso “o Dia da Ouvidoria visa criar a unidade, a partilha, a comunhão das comunidades” e cada ano é escolhido um tema, que “reflete realidades de atualidade da Igreja local para serem trazidas para a ribalta da nossa vida pastoral”, esclarece a nota. 

Este ano o tema escolhido é a Ação Social da Igreja numa riqueza de iniciativas e instituições que junta todas as instituições particulares de solidariedade social da Ouvidoria (IPSS´s), a Cáritas, Conferências Vicentinas e as Misericórdias.   

O mesmo critério é seguido para a escolha do lugar das celebrações para “irmos ao encontro de todas as comunidades lá onde elas se encontram” refere ainda a nota acrescentando que esta celebração acontece sempre no tempo pascal e no domingo mais próximo do dia 8 de Abril.

DL/Portal da Diocese 

Categorias: Religião

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*