“Entrega de viaturas à GNR é investimento fundamental para locais e visitantes”

Entrega de viaturas à GNR é investimento fundamental para locais e visitantes

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou, em Ponta Delgada, que a entrega, pelo Governo dos Açores, de sete viaturas à Guarda Nacional Republicana (GNR), num valor total superior a 125 mil euros, é um investimento fundamental para a segurança, beneficiando não só os locais, mas também a própria imagem dos Açores como destino seguro para os visitantes.

Vítor Fraga, que falava na cerimónia de entrega à GNR de duas viaturas todo-o-terreno e cinco viaturas ligeiras de passageiros, frisou que “é com muito empenho que temos procurado encontrar sempre respostas que sejam adequadas às necessidades destas forças de segurança no arquipélago”.

O Secretário Regional recordou, nesse sentido, que foram celebrados em 2013 acordos com o Governo dos Açores para a compra de 20 viaturas para a PSP, num investimento de cerca de 492 mil euros, de equipamento informático também para a PSP, num montante superior a 58.700 euros, e ainda para a compra de quatro viaturas para a GNR, num investimento de cerca de 59 mil euros.

Vítor Fraga frisou que o investimento agora realizado representa “o que é fundamental para o Governo dos Açores”, ou seja, que “as forças de segurança nos Açores possam continuar a desempenhar o seu importante trabalho, dispondo para tal dos meios necessários à sua boa execução”, reafirmando a disponibilidade do Executivo para continuar a apoiá-las nesses objetivos.

“É entendimento do Governo dos Açores que as forças de segurança pública devem ser ajudadas por nós, num sentido de serviço público que se propague ao nível do bem comum”, afirmou.

Segundo o executivo regional, na sua intervenção, Vítor Fraga destacou o papel fundamental da segurança no setor do turismo, que tem sido assumido pelo Executivo como um dos principais pilares de desenvolvimento da Região, frisando que a segurança pública é um “elemento inseparável da rede de serviços relacionados” com o setor, sendo um fator fundamental para a imagem dos Açores como destino.

Para o Secretário Regional, cabe aos governantes locais “estimular este círculo virtuoso entre o turismo e a segurança, a qualidade de vida e atratividade, o bem-estar e a hospitalidade”.

Vítor Fraga salientou também o apoio das forças de segurança em ações de sensibilização de Prevenção Rodoviária, respondendo assim ao aumento de tráfego registado nos últimos meses.

Nesse sentido, considerando que a atual rede viária “é, regra geral, uma rede de qualidade, como todos reconhecem”, o Secretário Regional destacou a importância da sensibilização junto dos condutores para que realizem uma condução preventiva e cuidadosa.

“A esta interação saudável entre forças de segurança, população e visitantes alia-se o bom relacionamento institucional também com o Governo dos Açores, sendo certo que daqui só se pode concluir que tudo continuará a ser feito para que se possam melhorar as soluções para as necessidades bem reais de todos estes servidores da causa pública”, afirmou.

“Pela nossa parte, tudo faremos para continuar a procurar e a encontrar as melhores soluções para as necessidades de todos os servidores públicos a quem quero deixar, em meu nome pessoal, e em nome do Governo dos Açores, um muito obrigado”, frisou o Secretário Regional.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*