Escultor Ricardo Lalanda dinamiza sessão cultural no Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada

Cartz 30 mil anos escultura RLalandaO Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada recebe a 1 de setembro, pelas 10 horas, mais uma sessão cultural desta vez com a presença do escultor açoriano Ricardo Lalanda sob o tema “30 mil anos de escultura”.

A iniciativa, que decorre no âmbito do protocolo celebrado entre o Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada e a Câmara Municipal de Lagoa, visa levar aos reclusos, de forma pedagógica, a arte e a leitura com vista à fomentação do conhecimento, enriquecimento pessoal, contacto com artistas e profissionais de diferentes áreas, promovendo desta forma a inserção social.

Nesta sessão o artista irá debater a escultura como linguagem universal ao longo de 30 mil anos, abordar as suas características desde o Renascimento, os tempos difíceis em que a Igreja aboliu a escultura como arte e imprimiu à pintura um papel determinante no reconhecimento das passagens bíblicas e dará a conhecer igualmente alguns trabalhos de artistas reconhecidos como os maiores criadores da história da escultura, nomeadamente Miguel Ângelo e Auguste Rodin. No final da sessão, o artista proporcionará aos participantes um momento de diálogo e reflexão acerca dos valores da antiguidade clássica e como estes foram resgatados.

Ricardo Lalanda nasceu em Ponta Delgada, tendo sido aluno de Canto da Maia entre 1977 e 1979. Conclui o curso de escultura na escola de arte Ar.Co em 1987. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e beneficiou de contacto com artistas internacionais, particularmente Minoru Miizima de quem foi assistente no 7º Simpósio de Escultura em Pedra, no Japão. O seu currículo artístico é vasto, tendo participado em várias exposições individuais e coletivas. As suas obras estão dispersas por vários países, designadamente Alemanha, Bermuda, Japão, Suécia, Estados Unidos da América e Portugal.

DL/CML

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*