Aprovado novo medicamento para tratamento do VIH

hiv-blood

A ViiV Healthcare anunciou que o INFARMED concluiu o processo de avaliação prévia para a utilização do medicamento (dolutegravir 50mg / abacavir 600mg / lamivudina 300mg), em Portugal, para o tratamento da infeção por VIH em adultos e adolescentes com mais de 12 anos de idade e que pesem pelo menos 40kg.

Segundo uma nota de imprensa, enviada à nossa redação, o novo medicamento é o primeiro regime de comprimido único de toma única diária, da ViiV Healthcare, que combina o inibidor da transferência de cadeia da integrase (INI) dolutegravir, com os análogos nucleosídeos inibidores da transcriptase reversa (NITRs), abacavir e lamivudina.

Este medicamento já está disponível em 25 países Europeus. É recomendado como um regime de primeira linha para o tratamento de doentes infetados por VIH.

VIH significa Vírus da Imunodeficiência Humana. Ao contrário de outros vírus, o corpo humano não consegue eliminar o VIH pelo que, quando alguém tem VIH, tem-no para toda a vida.

No final de 2015, estimava-se que 36,7 milhões de pessoas viviam com VIH em todo o mundo, mais 18% do que em 2001. 2.1 milhões de pessoas contraíram novas infeções por VIH nesse ano. 17 milhões de pessoas com VIH estavam a fazer terapêutica antirretroviral em 2015.

DL/Lpmcom

Categorias: Saude

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*