Festival de folclore do Porto Formoso recebe grupos da Roménia e do México

Folclore festival Porto Formoso Açores São Miguel

Três grupos marcam presença no XII Festival Internacional de Folclore do Porto Formoso, evento que se realiza no próximo sábado, 6 de agosto, a partir das 21.00 horas, no centro social e paroquial daquela freguesia, organizado pelo Grupo Folclórico Nossa Senhora da Graça.

Vão participar, para além do grupo da casa, o Ansamblul Folcloric Doinita (Roménia) e o Ensamble Folklórico Mexicano (México), grupos que contam com larga experiência em digressões pelo mundo e que prometem uma noite diferente às centenas de espetadores que são esperados no Porto Formoso.

O Ansamblul Folcloric Doinita representa uma tradição mestre da Casa da Cultura de Estudantes de Bucareste. Foi fundado em 2008 por Gheorghe Lease, contendo muitas gerações de estudantes, o que faz com que desenvolvam as suas capacidades artísticas e têm promovido a sua cultura e costumes por todo o mundo.

No Porto Formoso vai apresentar uma variedade de canções e danças folclóricas de todas as regiões do país, desde Walachia, Dobrogea, Moldávia, Banat, Bihor, OAS, Transilvânia e a dança tradicional romena mais antiga chamada “Calus”.

O Ensamble Folklórico Mexicano é uma companhia artística originária de Monterrey, Nuevo Leon, México, fundada em agosto de 2007 por David Garcia Magaña. É composta por músicos, cantores e dançarinos e tem como objetivo apresentar espetáculos de elevada qualidade a nível internacional.

O grupo fez a sua estreia no espetáculo de dança nacional “Mitote Folklorico”; em abril de 2008, e participou em vários eventos organizados pela Associação para a Cultura e Artes de Nuevo Leon.

O festival de folclore do Porto Formoso envolve cerca de 150 elementos distribuídos pelos diversos grupos e são esperadas largas centenas de pessoas para assistir à atuação dos mesmos na noite de sábado. Na véspera, às 21.30 horas de sexta-feira, os grupos do México e da Roménia vão animar as Noites de Verão no largo Hintze Ribeiro, na cidade da Ribeira Grande.

DL/CMRG

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*