Sistema Educativo Regional terá no próximo ano letivo o número de professores necessários

Avelino Menezes educação Açores professores reuniao sindicato

Segundo o Secretário Regional da Educação e Cultura, o Governo dos Açores garantirá em todos os níveis de escolaridade, como tem vindo a fazer, o número de docentes necessários ao normal funcionamento do Sistema Educativo Regional.

Avelino Meneses, que falava aos jornalistas no final de uma reunião com a direção do Sindicato Democrático dos Professores dos Açores, adiantou que, em matéria de contratação de professores para o próximo ano letivo, o departamento que tutela está a proceder a “uma averiguação das necessidades escola a escola”.

O titular da pasta da Educação considerou que, nesta altura, é “prematuro” avançar com números, salientando, no entanto, que os parâmetros que vão ser usados em referência ao próximo ano letivo “serão certamente idênticos àqueles que usamos em relação ao ano letivo que terminou”.

O objetivo do Governo, frisou Avelino Meneses, é o de “garantir em todos os níveis de escolaridade o número de professores suficiente para que, em caso de falta, haja a possibilidade de se fazer uma substituição de pronto e, em caso de necessidade de acompanhamento de alunos com necessidades especiais, também existam os professores de apoio necessários”, procurando-se que os professores de apoio “não sejam desviados para as substituições”.

Avelino Meneses manifestou confiança que o próximo ano letivo, o segundo após a implementação do ProSucesso – Açores pela Educação, programa de promoção do sucesso escolar, se inicie e decorra de “forma tranquila, como foi o ano que agora terminou”.

DL/Gacs

Categorias: Educação

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*