Cidade de Lagoa recebe colónia de férias com jovens oriundos de França

Jovens Franceses_visita Lagoa Açores

A Cidade de Lagoa recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, uma colónia de férias de jovens oriundos de França.

A empresa SAL (Serviços de Lazer e Aventura), com sede em Aveiro e Bordeaux em França, com 10 anos de existência, já trouxe mais de uma centena de jovens para visitarem a Ilha de São Miguel.

Através de uma viagem pessoal, de férias familiares, os empresários André e Pascal Villena, conheceram a Ilha de São Miguel e a cidade lagoense, tendo decidido que seria fabuloso trazer jovens franceses em colónias de férias.

Desde 2014, que vários grupos ficaram hospedados na Pousada da Juventude de Lagoa e fizeram excursões turísticas com a empresa de turismo lagoense, Azores Dream Tours.

Para Michel Parlange, representante da SAL, este destino é “fabuloso” tanto para os jovens como para os adultos, tornando assim o trabalho num momento de prazer, parecido com “férias”.

A Associação “Les Compagnons des Jours Heureux” (CJH), sediada em Saint Germain-en-Laye, em França, existente há mais de 45 anos, foi quem acompanhou os 26 jovens, com idades dos 12 aos 18 anos, na sua estadia.

Para os quatro animadores, Caroline, Sarah, Merwan e Alexis, trazer um grupo tão grande até à Lagoa, tornou-se numa verdadeira aventura. No entanto, como já trabalham juntos há muito tempo, a experiência profissional e de amizade contribuiu para organizar estas férias.

Durante 15 dias, os jovens franceses puderam conhecer e visitar muitos sítios da Ilha de São Miguel, com muitas atividades organizadas todos os dias, nomeadamente com atividades físicas, com uma corrida pela manhã e aulas de aeróbica e ginástica todos os finais de tarde.

Para animar os finais de noite, depois do jantar, no Restaurante Pousada da Juventude na Lagoa, os adolescentes organizavam peças de teatro, espetáculos de mimicas, criando um ambiente descontraído e animado.

Assim, um grupo dinâmico, educado e voluntário, visitou sempre com alegria e bom humor diversos sítios na Cidade de Lagoa, nomeadamente, a Cerâmica Vieira, o Complexo Municipal de Piscinas de Lagoa e participaram nas Noites de Verão na Freguesia de Nossa Senhora do Rosário.

Segundo a animadora da CJH, Caroline Philippon, trazer estes jovens para os Açores cria um verdadeiro “espírito de equipa”, como uma “família” durante as férias.

As excursões às Sete Cidades, Furnas e à Lagoa do Fogo, asseguradas pela Azores Dream Tours, permitiu tornar algo que parecia “misterioso e longínquo” através de fotografias vistas na Internet antes da chegada a São Miguel, numa maravilhosa e memorável paisagem que deslumbra qualquer pessoa.

Para o representante da SAL, Michel Parlange, “são as próprias crianças que vão promover a Lagoa e fazer a boa publicidade às empresas lagoenses e assim até convencerem os seus pais a virem visitar a Ilha de São Miguel”.

No que diz respeito aos lagoenses, todos são unanimes, tanto os responsáveis, como acompanhadores ou adolescentes, “os lagoenses são sorridentes, acolhedores, pessoas adoráveis e que gostam de inserir os turistas no seu dia a dia”.

Segundo Matilde, adolescente de 15 anos, “o ambiente do grupo é muito importante e o grupo este ano é muito bom”, nota-se claramente “que estamos noutro país, aqui as coisas são muito diferentes de França”, como por exemplo o clima quase “tropical”, a vegetação, a cultura.

De um ponto de vista geral, todos os jovens ficaram muito satisfeitos com as férias, demonstrando muito apreço para com os empregados do Restaurante e da Pousada da Juventude de Lagoa e para o guia turístico da Azores Dream Tours, João Correia, sendo “muito simpático, com explicações interessantes, sempre com muito humor e boa disposição”.

Para a empresa de animação turística, Azores Dream Tours, existente desde 2010 e sediada na Lagoa, os passeios turísticos pela Ilha de São Miguel e para estes jovens têm que ser efetuados com um “espirito mais familiar”. Conseguindo assim, adaptar o passeio turístico consoante a “vontade e as escolhas de cada grupo”, sempre com um propósito de tornar cada passeio num momento “mágico e memorável”.

Para Lucie, de 17 anos, a descoberta de São Miguel foi “muito divertida”, apesar de nunca ter ouvido falar dos Açores antes desta viagem, comparou a Ilha de São Miguel ao filme “Jurassic Park” com a sua vasta vegetação.

A água dos Açores, com o mar, as praias e as piscinas naturais foi o elemento mais apreciado pelos jovens e o facto de olhar à volta e poderem ver o mar e as montanhas em simultâneo.

Segundo, Amaury, jovem de 16 anos, as “paisagens são paradisíacas, eu não esperava algo tão bonito, tenho que ter sempre os olhos bem abertos para não perder nenhum momento, porque aqui tudo é maravilhoso”.

“Aqui eu posso pensar, apetecia-me ficar para sempre aqui e aconselho muitas pessoas a virem conhecer a Ilha de São Miguel pois isto é magnifico”, declarou Amaury ao Diário da Lagoa.

O mais jovem da colónia de férias, Théo de 12 anos, adorou as ondas nas praias e piscina lagoense, “diverti-me imenso” e para o seu colega Arthur, de 14 anos, o bom ambiente entre todos permitiu que na simplicidade da Ilha todos pudessem ser “eles mesmos, sem superficialidades”.

“On donne des nouvelles” é o nome do blog, atualizado todos os dias pelos animadores da CJH, com fotografias acompanhadas por alguns textos, onde os pais dos jovens podem maravilhar-se com as imagens da Ilha e ver a diversão dos filhos. Sendo o lema deste grupo, “Fait Ton Bonheur. Ce qui se passe en colo reste en colo”, ou seja, “Cria a tua Felicidade. O que se passa na colónia de férias fica na colónia de férias”.

Em agosto, um novo grupo de jovens esteve também na Cidade de Lagoa, sendo que para o ano 2017, já estão agendadas novas colónias de férias com a vinda de jovens adolescentes de França.

DL/AS

Categorias: Local

Comentários

  1. Ponpon
    Ponpon 5 Setembro, 2016, 15:10

    Bravo Andréa pour ce superbe reportage
    Un grand merci des bisous de nous tous
    Toute la team FTB ????

    Reply this comment

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*