Lagoa recebe a VI Edição da Feira do Livro

Açores-Noticias-Jornal-Diario-Lagoa-Biblioteca-Livros

Pelo terceiro ano consecutivo, o Convento dos Franciscanos recebe mais uma edição da feira do livro.

Trata-se da VI Feira do Livro e que irá decorrer de 26 de abril a 3 de maio, tendo a organização da Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira e da Escola Secundária de Lagoa.

Esta edição contará com a presença das livrarias e gráficas, onde serão disponibilizados mais de 2000 livros ao público, a um preço mais acessível.

Segundo Teresa Viveiros, coordenador da Biblioteca, a venda de livros a um preço mais acessível acaba por ser um pretexto para a realização de um programa com diversas atividades de uma forma mais intensa.

Trata-se de um evento que se reveste de grande importância para o concelho, consolidando, igualmente, a ação do município em matéria de educação e cultura, levada a cabo através de diversas atividades, ajustadas a diferentes públicos.

Aquando da abertura oficial da feira do Livro, os presentes poderão assistir a uma atuação protagonizada pelos alunos da Escola Secundária de Lagoa intitulada A moldura mágica e escritores com história. Posteriormente dá-se a abertura formal da feira com a Inauguração de três exposições: a exposição de pintura dos alunos do artista plástico Victor Almeida, a exposição coletiva fotográfica “A ilha. Das artes. Da arquitectura. Das paisagens. Dos costumes” que conta com registos fotográficos de Filipe Cunha, Paulo Medeiros, Paulo Jorge e Arnaldo Viveiros. No mesmo espaço onde estará exposta esta mostra fotográfica, serão dadas a conhecer algumas das máquinas fotográficas da coleção de Tomaz Borba Vieira, patrono da Biblioteca.

Os visitantes podem visualizar a exposição As danças do Ser de Paulo Medeiros, uma exposição itinerante produzida pelo Centro Cultural de Ponta Delgada.

Os amantes da fotografia, nos dias 27 de abril e 3 de maio, poderão frequentar um workshop de fotografia pinhole, em que cada participante poderá desenvolver competências no âmbito da assimilação de uma forma concreta dos princípios fundamentais da fotografia, bem como aprender a aplicar regras de composição gráfico-visual, e ainda (re)contactar com alguns procedimentos da fotografia analógica .

No dia 28 de abril, para além dos livros, o motivo para visitar a feira é mesmo uma aula aberta com Vitor Almeida, sobre o expressionismo e o minimalismo na contemporaneidade, a partir das 20h30. Já no dia 30 de abril, haverá um serão de estórias, em noite de lua nova, como já é habitual na Biblioteca Municipal, uma vez por ano à noite, as estórias abrem-se para miúdos e graúdos, num serão diferente, com bolinhos e chá.

Para o dia 2 de maio está marcado um encontro de leitores, dinamizado pelo clube de leitores da Bertrand, a partir das 20h30, num ambiente de partilha intimista. Nos dias 2 e 3 de maio será promovida uma ação de sensibilização, intitulada estratégias na promoção da leitura infanto-juvenil, tendo como público alvo educadores de infância, professores e animadores, no dia 2 de maio e para pais e educadores no dia 3 de maio. Ambos os dias num horário das 10h00 às 11h30.

No ultimo dia da feira, todos os visitantes poderão assistir à tertúlia, “A Fotografia é o Pretexto”, agendada para 17 horas do dia 3 de maio com a presença dos fotógrafos cujos registos integram a exposição coletiva, bem como com Sónia Ferreira.

A IV feira do livro de Lagoa poderá ser visitada a partir de 26 de abril das 14h30 às 22h00, aos fins-de-semana, dias úteis e feriado.

DL/CML

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*