Grupo Jovem Pauense, “uma juventude, um entusiasmo que dá vibração às atuações deles”

IMG_6479

O Centro Cultural da Caloura (CCC), em Água de Pau, acolheu recentemente uma sessão etnográfica dinamizada pela Grupo Jovem Pauense.

Esta ação, com entrada livre, pretendia divulgar as tradições culturais no âmbito do folclore, mas infelizmente pouco público se interessou pela iniciativa.

O Grupo Jovem Pauense apresentou o traje de folclore e as suas características, que são uma identidade etnográfica única, com os instrumentos utilizados, nomeadamente a Viola da Terra, animando assim a apresentação com as suas danças e cânticos.

Segundo Vitor Sousa, um dos membros deste grupo, “num mundo cada vez mais global se não é a nossa cultura perde-se a nossa identidade” e assim sendo no inicio da criação do Grupo Jovem Pauense, elaboraram peças teatrais para “divulgar o estilo de vida tradicional do nosso povo”.

Para o Tomaz Borba Vieira, é essencial que o Centro Cultural da Caloura seja um “polo de difusão cultural” e a escolha do Grupo Jovem Pauense, surgiu devido “ao empenho que eles têm pelo tratamento dos temas culturais”.

Salientando ainda que gostou “imenso” da sessão etnográfica, sendo “exemplares, as vozes que cantam são lindíssimas, são puras, as marcações das danças são corretíssimas. Uma juventude, um entusiasmo que dá vibração às atuações deles”.

DL/AS

Categorias: Cultura, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*