Rodrigo Oliveira anuncia atribuição da bolsa de estudo ‘José Medeiros Ferreira’ a um jovem açoriano

Rodrigo Oliveira Bolsa MEdeiros FErreira1

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas anunciou a atribuição da bolsa de estudo ‘José Medeiros Ferreira’ para o ano letivo de 2016/2017 a Henrique Cordeiro Fonseca, um jovem de 23 anos, natural e residente na cidade da Ribeira Grande, em São Miguel.

“É com especial satisfação que posso anunciar que, uma vez mais, um candidato dos Açores foi selecionado nas difíceis provas de acesso ao Colégio da Europa, tratando-se, para mais, de um aluno formado na nossa academia, no Curso de Estudos Europeus e Política Internacional da Universidade dos Açores”, afirmou Rodrigo Oliveira após a assinatura do contrato de atribuição da bolsa para a frequência do curso de pós-graduação em Estudos Europeus Interdisciplinares.

Rodrigo Oliveira salientou também que esta “é também a primeira vez que um bolseiro da Região vai frequentar um curso no campus de Natolin, em Varsóvia, na Polónia”, frisando que Henrique Fonseca “é já o quarto bolseiro que vemos iniciar ou terminar a sua formação especializada em assuntos da União Europeia nos últimos quatro anos, dando pleno cumprimento aos objetivos do XI Governo dos Açores e garantindo o aprofundamento do conhecimento técnico e do interesse dos jovens açorianos na defesa dos interesses externos da Região”.

A sessão contou com a presença de Carlos Amaral, da Cátedra Jean Monet, que tem sido parceiro da Região nas provas nacionais de acesso e júri na atribuição da bolsa, assim como de um grupo de alunos do curso 2015/2016 do Colégio da Europa.

“A presença nesta sessão de alunos do Colégio provenientes de Portugal, mas também da Bélgica, Itália e Moldávia, jovens que se encontram de visita aos Açores por iniciativa dos alunos açorianos Roberto Pacheco e Filipa Machado, dá bem nota que os nossos alunos ‘vestem a camisola’ de ‘Embaixadores dos Açores’ junto dos colegas desta reputada instituição de ensino, mas, estou certo, assim continuarão a fazê-lo no seu futuro profissional, em áreas relacionadas com a União Europeia”, afirmou o Subsecretário Regional.

Rodrigo Oliveira teve também a oportunidade de fazer uma apresentação sobre os Açores ao grupo de alunos do Colégio da Europa, focando em particular o relacionamento da Região com a União Europeia, a cooperação inter-regional e as comunidades açorianas na diáspora.

A bolsa de estudo ‘José Medeiros Ferreira’ pretende “homenagear o notável professor, investigador e político açoriano”, frisou Rodrigo Oliveira, sendo atribuída pelo Governo dos Açores, comparticipando integralmente as propinas do curso, que incluem alojamento e alimentação, bem como uma viagem de ida e volta entre a residência do bolseiro na Região e o local do curso.

A atribuição desta bolsa implica um conjunto de obrigações de informação e disponibilidade para colaborar com o Governo dos Açores.

No ano letivo 2015/2016, a bolsa ‘José Medeiros Ferreira’ foi atribuída a Roberto Costa Pacheco para a frequência do curso de pós-graduação em Estudos Políticos e Administrativos, em Bruges, na Bélgica, tendo ainda sido atribuída uma bolsa por uma entidade privada a Filipa Santos Machado, também oriunda dos Açores, sendo ambos licenciados pela Universidade dos Açores.

Em anos letivos anteriores, foram contempladas as estudantes Margarida Rodrigues e Constança Freitas, tendo ambas realizado estágios a nível europeu e encontrando-se a trabalhar em instituições ligadas à União Europeia, no Luxemburgo e em Bruxelas.

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*