Deputados do PS desafiam distribuição a fazer parte da solução para o setor do leite

João Castro PS Assembleia Republica

Os deputados do PS/Açores na Assembleia da República defendem uma solução para o setor do leite que envolva produção, indústria e distribuição. No que diz respeito à distribuição, João Castro lançou um desafio: “seria muito interessante termos a prateleira do leite nacional, distinta das restantes prateleiras”.

Segundo uma nota enviada à nossa redação, na Audição da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, no âmbito do Grupo de Trabalho para o Setor do Leite, o parlamentar socialista manifestou agrado para com algumas as propostas apresentadas que vão no sentido de sensibilizar os consumidores e de dar maior visibilidade ao leite nacional.

“O que se verifica de facto, é uma enorme desvalorização do leite e tudo aponta para que este bem esteja a ser utilizado como produto isco também pela distribuição e até de forma um pouco abusiva”, denunciou o João Castro, questionando, depois, sobre a margem razoável que a distribuição poderia aplicar a um produto como o leite, “no sentido de contrariar uma situação insustentável”.

“Temos uma capacidade produtiva que abastece a totalidade do mercado nacional, temos uma redução do consumo, das exportações, logo estamos perante um problema”, evidenciou João Castro.

Para o parlamentar, a crise toca em especial a produção, sendo necessário inverter a situação que afeta um produto considerado de “alta qualidade e com um preço muito competitivo no contexto europeu”.

“Ninguém poder vender abaixo do preço de compra, mas o produtor pode tendo em conta que é a distribuição que compra o leite, ao produtor, abaixo do preço de custo”, precisou o deputado do PS/Açores na República, concluindo que “não se pode sacrificar um produto até à exaustão, porque o mesmo pode não resistir”.

DL/PS

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*