“Os agricultores são os que menos contribuíram para esta crise, mas são os mais prejudicados”

“Os agricultores são os que menos contribuíram para esta crise, mas são os mais prejudicados”

O Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores defendeu esta quinta-feira, dia 30 junho, à saída de uma reunião com uma delegação de deputados ao Parlamento Europeu que “os produtores de leite são a parte da fileira que menos contribuiu para a atual crise do sector, mas são os mais prejudicados”.

Segundo uma nota enviada à nossa redação, na reunião com os deputados europeus socialistas na Comissão de Agricultura, Berto Messias alertou para a importância do sector agrícola para os Açores e para a tremenda injustiça que todo este processo representa para os agricultores.

“Pediram-lhes para produzir mais, eles cumpriram. Pediram-lhes para ter mais qualidade no leite, eles cumpriram. Pediram-lhes para melhorar as técnicas de maneio, eles cumpriram. Aumentaram as exigências na sanidade animal, eles foram irrepreensíveis. Pediram-lhes para se modernizarem, eles cumpriram. E agora, fazem tábua rasa de todo este esforço e deixam que a total desregulação do mercado do leite tenha um impacto tremendo nos rendimentos dos produtores de leite”.

Segundo Berto Messias, “esta situação não é aceitável e exige uma resposta firme da Europa, regulando a fileira e protegendo os produtores de leite, sobretudo aqueles que garantem pressupostos de qualidade e de sustentabilidade ambiental como o leite produzido na Região”.

“Tivemos um feedback positivo dos eurodeputados que nos visitaram. Estão impressionados com a qualidade que viram nas nossas explorações, nas empresas do sector agroalimentar e nos investimentos públicos que potenciam valor acrescentado para o sector. Ficaram também impressionado com o altíssimo valor comercial que pode representar as vacas na pastagem e a imagem de sustentabilidade associada a isso, que tem um valor muito grande para o consumidor europeu, mas perceberam também os constrangimentos das nossas características arquipelágicas e pequena dimensão”, disse Messias.

Segundo o Presidente do Grupo Parlamentar, “penso que teremos no grupo socialista da comissão de agricultura importantes aliados nesta luta de exigir à Comissão Europeia respostas e soluções para um problema muito sério, tendo em conta que está em causa um dos mais importantes pilares da economia açoriana”.

O Grupo Parlamentar do PS Açores recebeu esta delegação do Parlamento Europeu, que visita os Açores numa acção promovida pelo Eurodeputado Açoriano, Ricardo Serrão Santos.

DL/PS

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*