Luís Neto Viveiros destaca medidas implementadas nos Açores para o setor agrícola

Luis Neto Viveiros premio agricultura Feira Agricola São Jorge Açores

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente destacou, em S. Jorge, as medidas e ajudas extraordinárias criadas pelo Governo dos Açores para apoiar o setor agrícola e, em particular, a fileira do leite, face ao contexto internacional de dificuldades de escoamento.

Segundo Luis Neto Viveiros, que falava na Feira Agrícola de S. Jorge, estes apoios não substituem a necessidade da Comissão Europeia tomar medidas para um problema que é europeu, destacou o programa de reestruturação do setor, o SAFIAGRI III e o Agrocrédito, entre outros.

Relativamente a esta linha de crédito, o Secretário Regional adiantou que “já permitiu apoiar o financiamento bancário a mais de 40 agricultores e um montante de crédito de cerca de um milhão e meio de euros”.

O titular da pasta da Agricultura salientou também que o SAFIAGRI III, já em vigor, “disponibiliza aos agricultores um apoio de 30% dos encargos financeiros bancários”, permitindo “aliviar os seus encargos, numa altura de maior dificuldade”.

Para o Secretário Regional, que salientou a excelência do leite e da transformação em S. Jorge, o certame que este fim-de-semana decorre nesta ilha “é prova da vitalidade do setor” e do “papel de destaque que assume no seio do tecido socioeconómico açoriano”.

Na sessão Luís Neto Viveiros entregou ainda à aluna Laura Góis, da EB1/JI das Velas, o primeiro prémio do concurso escolar ‘Os animais também sentem’, promovido pelas direções regionais da Educação e da Agricultura.

Este concurso, desenvolvido no âmbito do Plano Regional de Leitura e da campanha contra o abandono dos animais, propôs aos alunos do 4.º ano do ensino básico da Região a produção de trabalhos artísticos, nas vertentes de escrita e banda-desenhada.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*