Lagoa cede espaço para a “Casa do Romeiro”

Rancho-Romeiros-Rosario2015

A Casa do Romeiro vai começar a funcionar a partir do próximo ano pastoral no antigo espaço informático que a Câmara da lagoa vai disponibilizar, na freguesia de Santa Cruz.

Fonte do Grupo Coordenador do Movimento Romeiros de São Miguel(MRSM) diz tratar-se de uma reivindicação antiga destes responsáveis que alegam que a dimensão do movimento, a sua dinâmica de ação pastoral e o acervo histórico, sobretudo de documentos, já não se compadeciam com a itinerância e a falta de um espaço próprio.

Ao Sítio Igreja Açores João Carlos Leite, coordenador do Movimento referiu que  “tivemos algumas soluções que nos foram apresentadas e esta, de facto, foi a que nos pareceu mais adequada até porque o espaço terá também uma valência de apoio ao munícipe e isso é uma garantia de que o espaço vai estar sempre dinamizado”, adiantou ainda o responsável.

Para já a Casa do Romeiro será a sede social do MRSM, mas o objetivo é “evoluir também para a constituição de um espaço museológico e de formação”.

Recorde-se que este grupo coordenador tem entre mãos um projecto formativo a vários níveis, que passa pela formação teológica, psico-social, cultural tendo constituído grupos para levar por diante estas ações.

Por isso, pelo terceiro ano consecutivo, o grupo coordenador do MRSM tem procurado fazer uma avaliação do ano pastoral, reunindo com todos os ranchos e responsáveis pelas ouvidorias da ilha de São Miguel.

Para o próximo ano pastoral o desafio é constituir uma equipa para a pastoral social. “Esta foi a prioridade eleita pelo Conselho Pastoral Diocesano e nós queremos ajudar na promoção da pastoral social e familiar” referiu ainda.

DL/IA

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*