Comissão Científica do Plano Regional de Leitura atualiza lista de obras recomendadas

Plano regional de leitura inscrição de obras

A Comissão Científica do Plano Regional de Leitura (PRL), presidida por Manuel Tomás Costa e que integra também Maria João Cavaco e Victor Rui Dores, atualizou a lista de obras recomendadas com a introdução de 19 novos títulos.

Com a entrada destas obras, a lista do PRL passa a incluir 167 títulos, contemplando obras de autores ou de temática que não estão incluídas na listagem nacional.

O Plano Regional de Leitura, que é um complemento do Plano Nacional de Leitura, pretende ser um instrumento de apoio aos educadores e professores dos diferentes níveis de ensino na preparação anual das atividades letivas, assumindo-se como um processo dinâmico, que acompanha a evolução da literatura nacional e regional.

Os livros que figuram na lista de obras recomendadas pelo PRL obedecem a vários critérios, nomeadamente livros cuja qualidade estética permita, aos pré-leitores e leitores iniciais, um desenvolvimento harmonioso da sua sensibilidade, imaginação e inteligência, obras narrativas, líricas e dramáticas de complexidade progressiva, que ofereçam uma leitura literária, bem como obras clássicas de leitura infantil e juvenil.

Igualmente são consideradas as narrativas provindas do património tradicional, livros de natureza informativa marcados pelo rigor e adequação aos públicos infantil e juvenil, livros de atividades que potenciem uma leitura funcional e livros que, pelo seu conteúdo, possam ir ao encontro de projetos definidos em ambiente escolar ou similar.

A lista de obras sugeridas encontra-se disponível no Portal da Educação dos Açores, apresentando-se, para facilitar o acesso, dividida por níveis de escolaridade e por orientação de leitura, como seja apoio a projetos, história regional, aprendizagem da língua, arte e ensaística, entre outros.

Com vista ao contínuo enriquecimento da lista de obras recomendadas pelo Plano Regional de Leitura, as editoras ou os autores cujas obras respeitem os critérios de seleção e promovam a leitura de autores açorianos ou de obras sobre os Açores que tenham, essencialmente, como público os alunos dos ensinos pré-escolar, básico e secundário podem inscrever as suas obras e enviar, até 31 de maio de 2017, três exemplares para o endereço Plano Regional de Leitura, Direção Regional da Educação, Paços da Junta Geral – Carreira dos Cavalos, 9700-167 Angra do Heroísmo.

DL/Gacs

Categorias: Educação

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*