“A maioria parlamentar estável do PS/Açores é uma garantia de soluções e nunca foi um problema”

A maioria parlamentar estável do PS Açores é uma garantia de soluções e nunca foi um problema

“Continuamos a trabalhar para consolidar a recuperação económica que está a acontecer e a verdade é que a maioria parlamentar estável que os Açorianos conferiram ao Partido Socialista tem sido muito importante para ter opções políticas que garantam mais desenvolvimento económico e social para a Região e para proteger os Açores e os Açorianos”, afirmou o Presidente do Grupo Parlamentar do PS após uma visita à União de Cooperativas Uniqueijo, na Ilha de São Jorge, no âmbito das Jornadas Parlamentares que decorrem naquela Ilha.

“Esta maioria politica e social do PS, escolhida pelos Açorianos, tem sido um elemento facilitador de desenvolvimento e de proteção social”.

Segundo Berto Messias, “a estabilidade que a nossa maioria permite, é uma garantia de soluções e nunca foi um problema, pelo contrário. Temos protagonizado uma maioria estável, dialogante e promotora de consensos sociais alargados, com os nossos parceiros sociais e com os vários partidos políticos da oposição. Sempre promovemos contactos permanentes e ouvimos atentamente os alertas, propostas e preocupações dos parceiros sociais nos Açores, bem como acolhemos e aprovamos por variadíssimas vezes propostas de todos os partidos políticos da oposição”.

“Essa postura de concertação e diálogo tem de continuar, a favor dos Açores”, defende Berto Messias.

“Esta estabilidade democrática que se vive nos Açores tem sido importante para a implementação de opções políticas que protejam as famílias, os seus rendimentos, que reduzam a sua taxa de esforço mensal e que criem condições facilitadoras para a atividade empresarial e para a criação de emprego, só assim podemos crescer e ser competitivos, numa parceria estratégica entre sector público e privado que tem dado bons resultados”, disse o líder parlamentar.

Segundo uma nota enviada à nossa redação, referindo-se em concreto a São Jorge, “temos hoje indicadores e dados muito positivos desta Ilha que, como se sabe, viveu tempos conturbados devido a algumas instabilidades no sector cooperativo e no Turismo, o que se refletiu negativamente em toda a economia local, mas estamos a recuperar”.

“Hoje sabemos que a dinâmica local permite que tenhamos o mais baixo número de desempregados dos últimos quatro anos, que já foram aprovados 25 projetos de investimento privado no novo quadro comunitário de apoio, que tivemos um crescimento de passageiros por via marítima na ordem dos 60 mil em apenas 3 anos e que nesse período o número de dormidas em São Jorge duplicou; ou que as Cooperativas tiveram resultados operacionais positivo em 2015. São alguns indicadores que comprovam que, quer aqui em São Jorge, quer no resto da Região, temos bons resultados, fruto do mérito das nossas opções e do trabalho dos Açorianos”, defende o Deputado Socialista.

Mas para Berto Messias este caminho não pode parar. “Muito foi feito, mas há muito para fazer e continuamos a trabalhar. Prova disso são algumas matérias importantes já em curso. Estão a decorrer vários investimentos importantes como a Escola da Calheta depois de ter sido concluída recentemente a escola das Velas, os Centro de Saúde das Velas e da Calheta serão alvo de investimentos para melhorar a qualidade dos serviços prestados, no Verão IATA, a chamada época alta, há um reforço de 94 voos para São Jorge, disponibilizando-se assim mais 7735 lugares e continuaremos atentos ao sector cooperativo, aos nossos agricultores jorgenses, aos pescadores, às famílias e empresas locais, apoiando no âmbito das competências públicas que temos e que a nossa Autonomia garante e permite”.

DL/PS

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*