Google Cloud Platform projeta o Concelho de Lagoa na “vanguarda da inovação e da tecnologia”

Cristina Calisto Decq Mota Nonagon evento google

O Parque de Ciências e Tecnologia de São Miguel – Nonagon, na cidade de Lagoa, recebeu o evento “Google Cloud Platform”, esta terça-feira, dia 17 de maio.

No âmbito da parceria entre a Google e a empresa açoriana, Globaleda, a sessão contou com a presença do Secretário Regional do Turismo e Transportes, da Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, e do Head of Partnerships da Google Cloud Platform para a Europa do Sul, Médio Oriente e África.

Neste evento foi apresentada a Google Cloud Platform, que permite às empresas utilizar a infraestrutura tecnológica da Google, assim como um conjunto de serviços: Google Compute Engine, Google Cloud Storage, Google SQL, Google BigQuery e Google App Engine, entre outros.

Assim sendo, a Plataforma da Google Cloud pretende oferecer uma das mais avançadas e completas infraestruturas em “cloud”, alinhada com a necessidade emergente das empresas em utilizar infraestruturas completas, robustas e altamente escaláveis, o que permite que estas se concentrem no negócio e não na infraestrutura.

Para Maria do Carmo Martins, Presidente do Conselho administrativo da Globaleda, a utilização da plataforma da Google Cloud, permite às empresas a “adaptação às condições do mercado” e a “concentração no negócio e não na infraestrutura”.

Segundo a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto Decq Mota, é com grande honra que a Cidade Lagoense recebe este primeiro evento em Portugal, colocando assim o Concelho de Lagoa na “vanguarda da inovação e da tecnologia”, com uma projeção mundial dos Açores e da Lagoa.

Consequentemente, o Concelho Lagoense irá realizar duas iniciativas, nomeadamente um projeto piloto com a Google Cloud Platform e a utilização de meios digitais no Concelho, demonstrando assim a visão que “pretendemos para o futuro da cidade de Lagoa”.

Para a edil lagoense, uma cidade inovadora também atrai jovens e a inovação e o uso inteligente da tecnologia, só podem ser uma mais valia para obter uma Lagoa “cada vez mais inovadora” com um percurso “sólido, sustentável e de sucesso”.

Vítor Fraga, Secretário Regional do Turismo e Transportes, demonstrou sentir “grande orgulho” por participar neste evento “não apenas pelo facto de os Açores servirem de palco para a primeira apresentação a nível nacional, mas, e sobretudo, porque foi uma empresa regional a escolhida pela Google para a apoiar em Portugal, nesta matéria”.

Por outro lado, Vitor Fraga, afirmou que o Governo Regional, está a consolidar a criação de uma “cloud privada do Governo” que permite uma melhor gestão dos recursos e “construído respostas que possam ser replicáveis” e assim diminuir os custos associados à aquisição de equipamento. A “Azores Cloud” permite assim, quebrar barreiras de espaço e de tempo, com um “processo de revolução digital” e “uma maior proximidade, transparência com o cidadão”.

Para o administrador da Globaleda, Pedro Leite, na explicação da parceria da Globaleda com a Google Cloud Platform, demonstrou que essa plataforma permite oferecer aos clientes “soluções seguras, ágeis e recursos reduzidos”. Assim sendo, o “desenvolvimento de soluções à medida” pois a “melhor forma de prever o futuro” é de “construir o futuro”.

Segundo Gautam Bhagra, Head of Partnerships da Google Cloud Platform, a Google propôs-se a construir a melhor “cloud” com boas infraestruturas e operações, com segurança e conformidade e a mais evoluída “cloud”, no que diz respeito ao desenvolvimento da aplicação com uma “multi-cloud” para uma “cloud” pública ou privada.

Assim sendo, de um a forma geral, a Google Cloud Platform, permite aos seus utilizadores, um sistema de armazenamento seguro, rápido, robusto e eficaz.

DL/AS

Categorias: Local, Tecnologia

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*