Parceria com instituições sociais já permitiu investimentos de 11,4 ME na área da Infância e Juventude, destaca Vasco Cordeiro

Vasco Cordeiro apoio à infancia-

O Presidente do Governo anunciou que, nesta legislatura, já foram investidos cerca de 11,4 milhões de euros em infraestruturas destinadas às crianças e jovens dos Açores, no âmbito de uma política social que encontra na parceria com as Instituições Particulares de Solidariedade Social um dos alicerces fundamentais da sua concretização.

“Durante esta legislatura, que está já no ano que a conclui, investimos cerca de 11,4 milhões de euros só em equipamentos destinados à Infância e à Juventude”, que abrangeram cerca de 700 crianças em ilhas como a Terceira, São Miguel, Santa Maria, São Jorge, Faial e Graciosa, salientou Vasco Cordeiro, que falava na inauguração da creche da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste.

Com este investimento, que ascendeu a cerca de 650 mil euros e tem capacidade para servir duas dezenas de crianças do concelho, fica concluída a cobertura de todos os concelhos da Região com este tipo de equipamento.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo salientou que este é um investimento também de apoio às famílias, na medida em que cria as condições necessárias para uma mais fácil conciliação entre as vidas profissional e familiar dos pais.

Vasco Cordeiro frisou que estas são medidas de grande alcance social, as quais, não esgotando a intervenção pública nesta área, contribuem, também, para responder aos desafios demográficos que se verificam na atualidade.

Nesse sentido, o Presidente do Governo anunciou que entra em funcionamento a 1 de junho um Lar Residencial para pessoas portadoras de deficiência na Salga, com capacidade para oito utentes, respondendo, também nesta área, a uma necessidade que se verificava no concelho do Nordeste.

Vasco Cordeiro adiantou, ainda, que está assegurado o funcionamento do Centro de Atividades de Tempos de Livres nas instalações da escola do Nordeste, tendo em conta que essa é uma necessidade efetiva com condições de resposta para cerca de 15 crianças do concelho.

O Presidente do Governo destacou, por outro lado, a parceria que se tem estabelecido entre o Executivo e as diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social da Região, como é o caso da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, no “sentido de levar esses objetivos e esses projetos a bom porto”.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*