Festa em honra de Santo António é “o cartaz turístico mais colorido da Cidade de Lagoa”

Festas Santo Antonio 2016 Santa Cruz Lagoa_apresentação conferencia_Jornal Diario da Lagoa_

No âmbito das Festas de Santo António, foi apresentado, esta quarta-feira, dia 11 de maio, no Salão Nobre de Santa Cruz, na Lagoa, a imagem e o programa do 25º aniversario das Festas de Santo António, que irão decorrer do dia 5 a 13 de junho.

Esta tradição começou em 1992, com uma festa em honra de Santo António durante o fim de semana e onde apenas duas marchas populares desfilaram, hoje em dia é uma festa de tradição popular sendo “o cartaz turístico mais colorido da Cidade de Lagoa”, como afirmou Adriana Rebelo, presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz.

“Atinge hoje um grau de sofisticação artístico, que só o empenho e arte, de muitos lagoenses envolvidos, o permite”, salientou Adriana Rebelo, relembrando que são as bodas de prata do casamento entre a Junta de Freguesia e a “boa vontade e empenho” do povo de Santa Cruz.

As maiores festas populares do Concelho de Lagoa, terão a abertura no dia 5 de maio, no Convento dos Frades, com uma sessão solene que procurará “fazer memoria destes 25 anos de festa” e durante toda a semana haverá eventos de natureza cultural, criativa e desportiva.

As oito marchas dos adultos irão desfilar no sábado, dia 11 de junho e as sete marchas das crianças desfilarão no domingo, dia 12 de junho, finalizando esse dia de festa com a tradicional fogueira de Santo António, distribuição de sardinhas grelhadas, pão de milho e fogo-de-artificio.

Assim sendo, o dia de Santo António, é comemorado na segunda-feira, dia 13 de junho, com a tradicional bênção dos noivos e do pão de Santo António, seguido da procissão pelas ruas da Freguesia.

Segundo, Cristina Calisto Decq Mota, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, as festas de Santo António têm um papel importante para a cidade lagoense, “Santa Cruz demarca-se pelo seu cariz em Santos Populares” sendo que automaticamente associamos a Freguesia de Santa Cruz às festas de Santo António.

“De ano para ano, percebemos que há uma maior afluência de pessoas e segundo sei, há um maior numero de marchas a participar este ano, que espelha bem, o interesse que a comunidade de uma forma geral, já tem em relação a esta festividade”, salientou a edil lagoense.

Para a autarca, as festas de Santo António terão “efetivamente muito sucesso”, esperando que toda a comunidade se sinta envolvida e “motivada a participar”.

Um dos aspetos a ser realçado, é o envolvimento de instituições e de pessoas fora da freguesia, sendo uma “aposto sobretudo daquilo que se faz no nosso Concelho, temos aqui um cartaz interessante, diversificado”, afirmou a edil.

Por outro lado, as Festas de Santo António, têm um aspeto relevante, que é a aposta nos grupos do Concelho de Lagoa, convidando assim a população em geral a “tomar parte desta festa”. Uma nota interessante, será a participação da autarca lagoense, como marchante, no desfile de Santo António, demonstrando assim querer participar e envolver-se completamente nas festas de Santo António.

O objetivo das Festas este ano, será a participação e partilha com todos, tanto com os lagoenses, como com os turistas que vêm visitar a cidade de Lagoa, presenteados com o melhor que se tem para oferecer em termos de cultura, costumes, tradições e talentos, num verdadeiro momento de festa e alegria.

DL/AS

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*