Prova de ciclismo VII GP Liberty Seguros é de “importância extrema” para a cidade de Lagoa

Ciclismo Açores GP Liberty - apresetnação prova_Jornal Diario da Lagoa

O VII GP Liberty Seguros, em ciclismo, vai percorrer as estradas de São Miguel entre os dias 13 a 16 de maio.

Assim sendo, na sexta-feira, dia 13 de maio, o prólogo irá sair da Pousada de Juventude de Lagoa, num conta-relógio, cuja chegada será no Largo da Nossa Senhora do Rosário, na Lagoa.

Seguem-se três dias de etapas, onde serão percorridos 250km por 16 equipas, com cinco equipas continentais, três da Ilha da Madeira, duas do Faial, uma terceirense e cinco de São Miguel. Esta prova de referencia no ciclismo amador, poderá contar com 111 ciclistas, sendo “o maior pelotão de sempre”, como afirmou, Jorge Medeiros, Presidente da Associação de Ciclismo dos Açores.

No segundo dia do GP Liberty Seguros, na primeira etapa, Lagoa-Salto do Cavalo, serão percorridos 73km, com duas montanhas de segunda e uma de primeira categoria, “vai ser uma etapa já durinha”, referiu Jorge Medeiros.

Já a segunda etapa, no domingo dia 15 de maio, é a mais longa com 105km, com a saída do Nordeste e chegada a Ponta Delgada.

A prova termina, na segunda-feira, dia 16 de maio, com a terceira etapa, sendo a largada na Lagoa e a chegada na Lagoa do Fogo, é considerada a “etapa rainha”.

A prova GP Liberty Seguros está inserida no programa Cyclin’ Azores e assim conta com uma parceria do Governo Regional dos Açores e da Azores Airlines.

Segundo a organização, a dimensão ideal do pelotão “anda à volta dos 110” ciclistas, sendo considerada a “dimensão correta” para um evento desta natureza.

“O que nós queremos é que a organização passe ao lado, passe despercebida, se isso acontecer, significa que o protagonismo é na totalidade dos atletas”, referiu o Presidente da Associação de Ciclismo dos Açores.

Para Jorge Medeiros, neste momento é difícil apontar um vencedor, no entanto, refere a equipa Liberty Seguros Carglass, equipa de Sub 23 nacional, sendo “talvez a melhor equipa” no papel, com o ciclista Luís Gomes. Mas relembra que numa competição destas “nem sempre vence o favorito”, por vezes vence aquele que tem “melhor apoio de equipa, aquele que se conseguir resguardar melhor nas etapas”.

Para o ciclista da Ilha do Faial, David Morais, da equipa SportZone, ficar no top 10 “é um dos objetivos”, sendo que “nem sempre o atleta mais forte é o que ganha uma volta”, relembrando assim que esta prova tem um “leque de atletas muito forte”.

“Vou tentar sair assim sorrateiro, para ver se consigo fazer uma boa volta e é isso que eu tento sempre”, salientou David Morais.

Para a Vereadora da Câmara Municipal de Lagoa, Elisabete Tavares, esta prova tem uma “importância extrema”, sendo uma prova em que a Câmara Municipal de Lagoa tem vindo a colaborar desde 2010.

“É uma prova que tem vindo, de ano para ano, a ser fortemente aperfeiçoada, a ser alargada nos seus parceiros”, salientou Elisabete Tavares demonstrando que o ciclismo está claramente interligado com a “conotação turística”.

Consequentemente, esta prova acaba numa das sete maravilhas de Portugal, a Lagoa do Fogo, “não há melhor publicidade do que essa para nós”, referiu a vereadora.

Para além da componente turística que estas provas acarretam, também a divulgação de uma vida mais saudável, da pratica do desporto é essencial.

“A Lagoa sendo parte da cidade ou dos Municípios saudáveis, incorpora ou assume como um compromisso politico a defesa do desporto saudável”, sendo que o ciclismo, a bicicleta virou um símbolo de “qualidade de vida”.

Elisabete Tavares, referiu que a Pousada da Juventude está a ser utilizada pela prova como um centro de operações, “a partir do qual toda a logística será aqui coordenada”.

Finalmente, a cidade lagoense estará sempre presente na rota do futuro, presente onde estará o “desenvolvimento do futuro, onde estará a promoção da qualidade de vida, a promoção de estilos de vida saudáveis”.

DL/AS

Categorias: Desporto, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*