“Descida do desemprego comprova a retoma da Economia nos Açores”

“Descida do desemprego comprova a retoma da Economia nos Açores”

O PS/Açores realçou esta quarta-feira, dia 11 de maio, pela voz de Francisco César, os mais recentes números do desemprego que confirmam a tendência de descida verificada nos últimos dois anos.

“A economia Açoriana tem apresentado uma tendência sustentada de crescimento, temos o desemprego a descer, o emprego a crescer, temos criação de emprego a aumentar, estamos com um bom ciclo na economia Açoriana, que revela que o trabalho que temos realizado e as políticas que temos realizado estão a ter efeito”, sublinhou o dirigente socialista, à margem do plenário regional, que decorre esta semana, na cidade da Horta.

Segundo uma nota enviada à nossa redação,  o PS salienta, “estamos, de facto, perante uma retoma sustentada da economia regional. Este é o nono trimestre consecutivo em que verificamos um crescimento da nossa população empregada. Por outro lado, os níveis de desemprego da Região Autónoma dos Açores situam-se abaixo da média nacional de desemprego”.
Francisco César reconheceu que “ainda há muitas famílias que passam por dificuldades, mas os números recentes dão nota que a situação está a melhorar. E há algo que nós podemos dizer com alguma certeza: o pior já passou, há esperança de que o dia de amanhã seja melhor do que o dia de hoje”.

O socialista destacou que, desde o arranque da legislatura, “há pelo menos mais 5.000 Açorianos empregados e que a taxa de desemprego chegou a atingir os 18%, sendo hoje de 12.4%”.

Francisco César lembrou que quer o Instuto Nacional de Estatística, quer o Instituto do Emprego e Formação Profissional, usando metodologias completamente distintas, atestam que, nos Açores, estamos a criar emprego e a reduzir o desemprego. “De facto, comparando o 1º trimestre de 2016 com o 1º trimestre do ano passado, o emprego cresceu na ordem dos 31% e o desemprego diminui 20%”, sublinhou.

Francisco César desafiou a oposição a ser mais proponente e menos destrutiva, porque em causa estão as vidas de milhares de Açorianos e com isso não se brinca.

“O PSD/Açores de Duarte Freitas nunca se lembrou de criticar os programas ocupacionais criados por Passos Coelho – uma boa medida na ótica do PS – mas está sempre pronto a criticar as medidas de emprego do Governo dos Açores, criadas para melhorar a vida dos Açorianos”, lamentou Francisco César.

DL/PS

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*