Luis Senra e Yves Decoster protagonizam momento artístico na Biblioteca Municipal

Ives Decoster pintura Biblioteca

Esta sexta-feira, 13 de maio, pelas 21h00, a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira acolhe a Performance Livre de Pintura e Música pelos artistas Luis Senra e Yves Decost.

Neste evento, organizado pela “Mistura” e com a colaboração da Câmara Municipal de Lagoa, a música e a pintura são executadas simultaneamente numa única performance e num único palco. A parceria de Luis Senra e Yves Decoster iniciou-se no corrente ano, no mês de março, aquando da terceira edição do Festival Tremor, tornando-se claro que esta seria uma parceria a manter. Este momento visa juntar dois universos que se completam numa interação entre artes e artistas, enquanto o músico Luis Senra cria uma “tela sonora” através de uma linguagem musical livre, Yves usa a sua espontaneidade e criatividade para pintar uma tela branca. O evento contará ainda com a participação especial de Inês Botelho, ginasta nacional, que iniciará a noite com um momento de dança improvisada.

Luis Senra é um saxofonista micaelense nascido em Rabo de Peixe. Começou por aprender clarinete e flauta transversal aos 11 anos na Escola de Música de Rabo de Peixe, fazendo a transição para o saxofone aos 17 anos. Ingressou o Conservatório Regional de Ponta Delgada aos 18 anos e por esta altura, aquando do festival Jazzores 2009, descobre o seu fascínio pelo Jazz, música experimental e improvisação livre. Integra o corpo dirigente e docente da Academia de Música de Rabo de Peixe, residente no Teatro Miramar, projeto de ação social pela arte onde leciona saxofone.

Yves Decoster, de nacionalidade belga, é licenciado em Artes Gráficas pela Academia de Belas Artes da Antuérpia, Bélgica. Em 1988 muda-se para os Açores e desde 1991 realiza várias exposições, nomeadamente Câmara Municipal e Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada, Biblioteca Municipal Ernesto do Canto, Academia das Artes, Livraria Sol Mar, Galeria Arco 8, Museu Municipal da Ribeira Grande e Câmara Municipal de Lagoa.

Sendo as artes um dos principais objetos de trabalho do plano educativo e cultural trabalhado durante este ano pela área de educação e cultura, a Câmara Municipal de Lagoa associou-se a este evento que pretende promover diversas correntes artísticas. Os que desejarem frequentar a atividade podem fazê-lo, sem necessidade de inscrição, no entanto aquando da entrada é solicitado um donativo, consoante a disponibilidade de cada um, que reverterá para a organização “Mistura”.

DL/CML

Categorias: Cultura, Local

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*