Protocolo permite atribuir bolsas de apoio à participação no programa “Verão em Projeto” da Universidade Júnior

Açores autarquias Câmara Ponta delgada edificio-

A Câmara de Ponta Delgada e as três escolas secundárias de Ponta Delgada (Antero de Quental, Domingos Rebelo e Laranjeiras) assinaram esta quarta-feira, dia 4 de maio, um protocolo, através do qual serão atribuídas bolsas de apoio à participação de dois estudantes de cada um desses estabelecimentos de ensino do Concelho num programa de contacto com a vida universitária – “Verão em Projeto” da Universidade Júnior da Universidade do Porto.

Segundo a autarquia, no âmbito do protocolo, o Município de Ponta Delgada pretende fomentar o gosto pela investigação, criar condições para a descoberta vocacional, estimulando o prosseguimento dos estudos para a frequência do ensino superior por alunos que, superando as suas carências sociais e económicas, atinjam um comportamento exemplar e mérito académico relevante.

Com esta iniciativa, o Município promove condições para uma verdadeira igualdade de oportunidades e para um contacto com “uma realidade universitária de elevado rigor científico, diversidade de oferta de atividades, experiência consolidada e reconhecida nacional e internacionalmente participação de jovens”.

Desta forma, o Município propõe-se apoiar a participação dos estudantes, considerando que, através da presente iniciativa, os seus destinatários têm a oportunidade de passar uma semana numa das maiores Universidades do país, onde poderão sentir um pouco da vida académica e potencialmente encontrar o seu futuro curso, além de conviver com outros jovens vindos de todos os pontos do país.

O protocolo tem em consideração a política de estreita articulação entre o Município e os estabelecimentos de ensino de Ponta Delgada, na prossecução de um partenariado educativo local sólido e ativo.

Para a Autarquia, a Universidade do Porto, preocupada com a escolha vocacional dos jovens, e consciente da sua responsabilidade social como a universidade portuguesa com uma posição de liderança na produção científica de origem portuguesa, está interessada em encontrar espaços de cooperação ao nível das autarquias, para motivar os jovens para as Ciências e as Humanidades.

Na assinatura dos protocolos com os responsáveis das três Escolas Secundárias de Ponta Delgada, o Presidente José Manuel Bolieiro destacou a relação esses estabelecimentos de ensino, que vai para além das exigências e da e das competências do Município.

Assim, o Município de Ponta Delgada propõe-se apoiar a participação de dois estudantes de cada uma das Escolas Secundárias públicas do Concelho aderentes ao presente protocolo no Programa “Verão em Projeto” da Universidade Júnior da Universidade do Porto.

DL/CMPD

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*