AIPA promove a conferência “Somos Todos Refugiados”

AIPA promove a conferência Somos Todos Refugiados

“Somos Todos Refugiados” é o tema da conferência que a AIPA (Associação dos Imigrantes nos Açores) irá promover no dia 11 de abril, a partir das 09h30, no Laboratório Regional de Engenharia Civil em Ponta Delgada.

Dados mais recentes da Organização Internacional para as Migrações (OIM) revelam que no ano transato chegaram à Europa mais de um milhão de migrantes e refugiados e 3 mil 771 perderam a vida na travessia do Mar Mediterrâneo. Outros dados indicam que no início de 2016 mais de 146 mil refugiados chegaram à Europa e 455 morreram durante a travessia.

Por detrás da frieza destes números, estão crianças, mulheres e homens que fugiram da guerra e no lugar de qualquer um deles faríamos a mesma coisa, porque são pessoas como nós.

A Associação dos Imigrantes nos Açores – AIPA – não quer ficar indiferente a esta desgraça humana e, neste sentido, promove a conferência “Somos Todos Refugiados” com o intuito de contribuir para despertar consciências na região, contrariar a normalização desta tragédia e, por fim, fazer emergir tanto da esfera pública como da própria sociedade civil, algum tipo de respostas.

A iniciativa contará com a participação e contributo de diversos oradores e entre os convidados estarão Rui Marques e a fotógrafa portuguesa Elisabete Maisão. O fundador e coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados, Rui Marques, irá partilhar com a audiência o trabalho desenvolvido pela plataforma e os desafios que temos pela frente em matéria do acolhimento dos refugiados. Por outro lado, Elisabete Maisão irá apresentar “A rota dos refugiados na Europa, em fotografias”, o resultado de uma viagem que a levou a visitar quase todos os campos de refugiados da Europa como fotógrafa e voluntária.

O Presidente da AIPA, Paulo Mendes, o Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo de Oliveira, e o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Bolieiro, também farão parte da mesa dos oradores.

DL/AIPA

Categorias: Cultura, Regional

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*