TSD/Açores nos órgãos nacionais

TSD-Açores-Joaquim-Machado-Orgaos-Nacionais
 
Os Trabalhadores Social Democratas dos Açores estão representados no Conselho Nacional daquela estrutura autónoma do PSD, na sequência do congresso nacional realizado no último fim de semana em Albufeira.
 
Joaquim Machado, presidente dos TSD/Açores, foi eleito em quarto lugar para o Conselho Nacional, órgão que conta igualmente com a presença de Francisco Pimentel.
 
A defesa das autonomias insulares, enquanto instrumento fundamental para realizar o desenvolvimento dos Açores e da Madeira e o progresso dos seus povos, ficou patente nos trabalhos do congresso nacional dos TSD, pelas intervenções proferidas por diversos congressistas e sobretudo pelos compromissos assumidos na moção de estratégia e política sindical ali aprovada.
 
Com efeito, a moção apresentada por Pedro Roque, secretário geral dos TSD, reconhece que a insularidade e a ultraperificidade das regiões autónomas são obstáculos naturais que dificultam e condicionam o seu desenvolvimento e que “tal circunstância exige um esforço de solidariedade nacional que atenue os efeitos de tais dificuldades”.
 
Os TSD defendem também que a “Autonomia Regional deve ser progressivamente aprofundada, de modo a que as populações insulares disponham de meios jurídico-constitucionais que permitam aos respetivos órgãos de governo próprio desenvolverem políticas cada vez mais adaptadas às especificidades regionais”.
 
No plano laboral a moção aprovada em congresso também especifica que “os TSD entendem que a situação financeira da Universidade dos Açores coloca em risco os postos de trabalho de muitas dezenas de trabalhadores e manifestam ainda preocupações sobre as incertezas criadas sobre o futuro das delegações regionais da RTP, igualmente com repercussões no plano laboral”.
 
Os TSD/Açores participaram com 17 delegados eleitos no XIII congresso nacional, sendo a sétima maior representação do país no evento.
 
Além dos membros eleitos para o conselho nacional, Joaquim Machado, líder regional dos TSD/Açores, integra o secretariado nacional daquela estrutura sócio-laboral dos social democratas.
DL/TSD-A
Categorias: Política

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*