Luís Cabral defende promoção de hábitos de vida saudáveis

(c) Gacs

(c) Gacs

O Secretário Regional da Saúde reafirmou  que o Executivo açoriano “tem dado muito empenho à promoção dos estilos de vida saudáveis”, salientando que os dados disponíveis, apesar de mostrarem que há necessidade de intervir nesta área, também indicam que “a intervenção que é feita tem dado frutos”. 

Luís Cabral, que falava no lançamento do Manual de Estilos de Vida Saudáveis, no âmbito do Dia Mundial da Saúde, que hoje se assinala, destacou os bons resultados obtidos ao nível da obesidade infantil, que conduziram a uma diminuição no arquipélago, acrescentando, no entanto, que isso não deve ser visto “como uma possibilidade de se descansar e deixar correr tudo”. 

O Secretário Regional da Saúde enalteceu o trabalho dos autores do manual, considerando que, neste campo, todas as abordagens são bem-vindas e com a ajuda das novas tecnologias se consegue chegar a uma população mais abrangente.

Luís Cabral revelou ainda que o novo Plano Regional de Saúde vai entrar em vigor em maio, salientando esperar que possa vir a auxiliar nesta área. 

“O Plano Regional de Saúde tem um conjunto de indicadores ou propostas sobre esta e outras matérias mas, se não houver profissionais dedicados, como é o caso que hoje aqui vimos, de nada servirá”, acrescentou. 

O Secretário Regional da Saúde considerou que o sucesso da implementação do Plano Regional de Saúde depende de iniciativas deste género, que pegam nos indicadores e nos conceitos e os adaptam à realidade e experiência de vivência no dia-a-dia.

DL/GaCS

Categorias: Saude

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*