6º Curso de nadador salvador na Lagoa

ANSA-salvamento-maritimo-simulacro-vila-franca-campo

À semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos, a preparação para a nova época balnear faz-se na Lagoa com a sexta edição do curso de nadador salvador e que irá decorrer no complexo municipal de piscinas desta cidade.

Este curso resulta de uma parceria conjunta entre a Autoridade Marítima Nacional, através da Capitania do Porto de Ponta Delgada e Instituto de Socorros a Náufragos; Associação de Nadadores Salvadores dos Açores (ANSA) e Câmara Municipal de Lagoa, esta última através do apoio logístico para a realização do mesmo, designadamente através da cedência de instalações como o complexo municipal de piscinas, local de excelência para a realização das aulas práticas e exames finais.

Fruto da elevada procura em anos anteriores, serão aceites até 60 candidatos que à data de início do curso perfaçam 18 anos, para além de possuir escolaridade mínima obrigatória e robustez física e psíquica.

Com uma duração total de 150 horas em horário pós-laboral, divididos entre sessões teóricas e sessões práticas, a realização deste curso na Lagoa tem-se assumido como fundamental para que as zonas balneares tanto do concelho, como da própria ilha de São Miguel, sejam vigiadas por nadadores salvadores bem preparados para as funções e desafios que lhes serão colocados não só no exercício das suas funções durante a época balnear, como também ao longo da sua vida, nas mais variadas situações que requeiram a sua intervenção.

As inscrições poderão ser formalizadas na Capitania do Porto de Ponta Delgada de 4 a 8 de Abril, sendo que o exame de admissão será realizado a 28 de Abril. Para mais informações os interessados deverão consultar a página da autoridade marítima nacional em www.amn.pt/ISN/Paginas/Curso.aspx.

De realçar que a autarquia lagoense reconhece a importância deste curso apoiando este evento desde a sua primeira edição em 2011.

Aliás, por ser a entidade responsável pela gestão das zonas balneares no concelho, a Câmara Municipal de Lagoa tem procurado garantir anualmente as melhores condições de segurança a todos os banhistas que as frequentam.

Assumindo-se como um concelho virado para o mar, a Lagoa possui zonas balneares de reconhecida excelência e que têm atraído muitos banhistas, como sejam a zona balnear da Caloura e o complexo municipal de piscinas da Lagoa, galardoados anualmente com a Bandeira Azul; expoente máximo da qualidade balnear da União Europeia.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*