Proteção Civil alerta para previsão de chuva forte em todas as ilhas dos Açores

Chuva_mautempo@

Uma superfície frontal com ondulações deverá agravar o estado do tempo em todo o arquipélago, provocando precipitação pontualmente forte inicialmente nas ilhas do Grupo Ocidental que se estenderá pelas restantes ilhas.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) alertou, este domingo, para o facto do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), ter colocado em aviso amarelo as nove ilhas dos Açores devido a precipitação.

Para o Grupo Ocidental o alerta é válido entre as 03H00 e as 18H00 desta segunda-feira, 28 de março.

Para o Grupo Central o aviso amarelo vigora entre as 18H00 de segunda-feira, 28 de março, e as 09H00 de terça-feira, 29 de março.

Já para o Grupo Oriental o alerta é válido entre as 21H00 de segunda-feira, 28 de março, e as 15H00 de terça-feira, 29 de março.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação meteorológica através da página do IPMA na Internet (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).

O SRPCBA recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.

DL/Gacs

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*