Vasco Cordeiro considera positiva a valorização dos Açores na estratégia nacional de investigação e inovação

Vasco Cordeiro audiencia minsitro ciencia e tecnologia

O Presidente do Governo considerou muito positivo que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior assuma a valorização dos Açores no âmbito de uma estratégia nacional alicerçada no conhecimento, na investigação e na inovação.

Vasco Cordeiro falava aos jornalistas depois de ter recebido, em audiência, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Esta audiência, salientou o Presidente do Governo, permitiu identificar entre os dois Executivos uma estratégia clara e objetiva para a valorização nacional dos Açores em diversas áreas, nomeadamente ao nível do Mar.

“Tivemos oportunidade de abordar a questão da instalação nos Açores do Centro de Observação Oceânica, que consta do Programa do Governo da República”, adiantou Vasco Cordeiro, que destacou as mais-valias que os Açores representam ao nível, por exemplo, das áreas espaciais e energéticas, mesmo no âmbito da relação entre a Europa e os Estados Unidos da América.

Neste encontro foi analisada ainda a questão da Universidade dos Açores, tendo o Presidente do Governo transmitido ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior o entendimento sobre a atenção que deve ser dada às especificidades da Região Autónoma dos Açores, as quais podem constituir um importante campo de desenvolvimento estratégico para a sustentabilidade da instituição.

Para o Presidente do Governo, tudo isso se faz com um financiamento que permita à universidade garantir as condições para o seu desenvolvimento, mas, sobretudo, um financiamento que permita à instituição fazer o seu trabalho, alcançando os recursos necessários para garantir sustentabilidade.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*