Comemoração do Dia Nacional do Vigilante da Natureza e Dia Mundial das Zonas Húmidas

Comemoração do Dia Nacional do Vigilante da Natureza e Dia Mundial das Zonas Húmidas

O Parque Natural de São Miguel celebrou o Dia Nacional do Vigilante da Natureza e o Dia Mundial das Zonas Húmidas, a 2 de fevereiro, com a participação das equipas de Vigilantes da Natureza e técnicos de diversos serviços da Direção Regional do Ambiente em várias ações realizadas com o objetivo de promover a troca de conhecimentos entre os participantes e o saber das diversas áreas protegidas.

Nesse sentido, durante a manhã, foi percorrido o trilho pedestre da Lagoa do Congro, uma Área Protegida para Gestão de Habitats ou Espécies da Lagoa do Congro, ao longo do qual foi preenchida uma ficha de monitorização para diagnóstico da conservação. Na área envolvente à zona classificada foi também visitada a Lagoa do Areeiro, local de interesse para a conservação da natureza, situada no Pico da Dona Guiomar e que é caracterizada pela presença de imponentes exemplares de flora endémica, constituindo-se como um laboratório natural da nossa floresta laurissilva.

Segundo uma nota enviada à nossa redação, no início da tarde, foi realizada uma visita guiada ao Monumento Natural da Gruta do Carvão, estrutura geológica que testemunha o vulcanismo associado à formação das ilhas açorianas.

Um dia diferente para o grupo de trabalho que, além dos momentos de convívio, permitiu a abordagem às respetivas soluções para a conservação destas áreas protegidas.

DL/PNSM

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*