Museu Hebraico de Ponta Delgada vai ter regulamento

Jose Manuel Bolieiro Camara Ponta delgada Açores presidente janatar solidariedade

A Autarquia de Ponta Delgada vai criar, ainda este ano, um regulamento próprio para o único Museu Hebraico existente nos Açores, que é património municipal. O objetivo é fazer com que Ponta Delgada passe a integrar o roteiro mundial de cidades com património hebraico.

Segundo disse o Presidente José Manuel Bolieiro, em declarações à comunicação social, após a reunião de Câmara, as regras do documento em apreço vão dividir-se em “três períodos distintos”, na sequência dos quais surgirão os conteúdos que integrarão o regulamento.

Sendo Ponta Delgada a única cidade nos Açores que possui um legado hebraico totalmente recuperado, nomeadamente pela Autarquia (em causa está a Sinagoga Portas do Céu – Sahar Hassamain – Núcleo Cultural e Museológico), além do cemitério judaico, o regulamento impõe-se.

Segundo uma nota da autarquia, José Manuel Bolieiro adiantou que, na sequência da publicação do respetivo edital, os cidadãos terão 30 dias para apresentar ideias e propostas para integrar o referido regulamento. Uma atitude que, no seu entender, representa mais um “impulso cívico” que a Autarquia promove no âmbito da sua política de participação ativa da população relativamente às decisões tomadas pelo Município.

O Presidente acrescentou que, depois da apresentação das propostas/ideias, a Câmara vai elaborar um projeto de regulamento, o qual terá, ainda, aportações de várias entidades interessadas.

José Manuel Bolieiro disse, entretanto, esperar que “as oposições possam entrar nessa fase com propostas concretas”. Ou seja, antes do regulamento ser submetido à apreciação e votação em sede de Assembleia Municipal, após o que entrará em vigor.

Fechada há mais de meio século, a Sinagoga de Ponta Delgada foi inaugurada em abril de 2015, depois de várias obras de reabilitação, no âmbito de um projeto candidatado a fundos comunitários. O espaço passou a designar-se de Núcleo Cultural e Museológico de Ponta Delgada.

A Sinagoga Sahar Hassamain foi fundada em 1836 e está situada no centro histórico da cidade de Ponta Delgada, representando um legado histórico único nos Açores e um dos poucos a nível nacional.

DL/CMPD

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*