Exposição de fotografia “Filarmonia e Luz” patente no Centro de Estudos Natália Correia até 3 de março

Exposição de fotografia “Filarmonia e Luz” patente no Centro de Estudos Natália Correia até 3 de março

A exposição “Filarmonia e Luz” foi inaugurada, esta terça-feira no Centro de Estudos Natália Correia.

É composta por 16 fotografias da autoria de Paulo Rafael, vai estar patente ao público até 3 de março e divide-se em três momentos diferentes, todos referentes à Banda Nossa Senhora da Luz.

Segundo uma nota da autarquia, a mostra corresponde a uma divisão racionalizada da atividade da banda: ensaio, desfile e concerto. Momentos cuja diferenciação é refletida na diferente do acabamento final das fotografias apresentadas.

A forma como Paulo Rafael dispõe as fotografias faz lembrar o processo de secagem da fotografia em câmara escura, apelando à carga histórica tradicional das bandas filarmónicas dos Açores.

De forma a não cercear a diversidade e riqueza da recolha feita ao longo de quase dois anos, o autor apresenta na mesma exposição um trabalho multimédia com extratos do CD “Literatura”, da Banda Filarmónica Nossa Senhora da Luz.

Na inauguração, o Vice-presidente da Câmara, Fernando Marques Fernandes, em representação do Presidente José Manuel Bolieiro, deu os parabéns a Paulo Rafael pelo trabalho que agora se encontra patente no Centro de Estudos Natália Correia, sublinhando que o mesmo retrata a essência da fotografia, que é a luz.

Fernando Marques Fernandes destacou a “feliz conjugação do melhor de dois reinos: o da fotografia, que reúne, só em Ponta Delgada, mais de 600 pessoas que se dedicam à fotografia, através da Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, e o do som – o mundo da filarmonia. Duas artes e a simbiose perfeita entre a imagem e o som”.

“É preciso conhecer as nossas filarmónicas para conhecer a essência do povo açoriano. As filarmónicas fazem parte integrante da alma do nosso povo, além do que são grandes escolas de formação musical dos nossos jovens. Com esta exposição, Paulo Rafael cristaliza momentos únicos”.

DL/CMPD

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*