Museu Carlos Machado promove visita e oficina sobre “O Novo Ano Chinês”

Museu-Carlos-Machado-

A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, promove esta sexta-feira, dia 5 de fevereiro, a realização de uma visita orientada à exposição “Caminhos do Chá”, seguida de uma oficina temática dedicada ao novo ano chinês e com recurso a jogos de sombras chinesas.

Esta atividade para os públicos mais novos, integrada na dinamização da exposição que está patente no Núcleo de Arte Sacra, na Igreja do Colégio, vai decorrer entre as 14h30 e as 17h00.

Segundo uma nota do executivo regional, o horóscopo chinês difere substancialmente do ocidental, sendo todos os anos, conforme o calendário lunar, atribuído à figura de um animal o poder regente sobre os 12 meses que se seguem.

O novo ano chinês inicia-se a 8 de fevereiro, sob a figura do Macaco.

A exposição “Caminhos do Chá”, que encerra a 3 de abril, resulta do trabalho de campo da equipa de registo do Património Cultural Imaterial do Museu Carlos Machado junto das pessoas e comunidades que, ainda hoje, trabalham e vivem em torno desta cultura muito própria da ilha de São Miguel.

A exposição, para além de um grande número de objetos das coleções do Museu Carlos Machado, apresenta imagens e vídeos recolhidos com o intuito de deixar para a posteridade as vivências e envolvências desta atividade.

DL/Gacs

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*