LREC promove formação sobre reabilitação de estruturas antigas

Laboratorio-regional-engenharia-civil

O Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) vai realizar durante a primeira semana de fevereiro, em São Miguel e na Terceira, um curso dedicado à reabilitação de estruturas antigas.

O curso, denominado “Reabilitação e Reforço Sísmico de Estruturas Antigas”, será realizado a 1 e 2 de fevereiro em Ponta Delgada e a 2 e 3 de fevereiro em Angra do Heroísmo, podendo os interessados inscrever-se através da página do LREC na Internet (www.lrec.azores.gov.pt).

Este curso dará a conhecer aos formandos a metodologia (requisitos e critérios) e a terminologia associada à temática da reabilitação e da vulnerabilidade sísmica de estruturas antigas, assim como as técnicas e os materiais de reparação e reforço mais adequadas a cada tipo de construção.

Haverá também lugar à apresentação e discussão das mais recentes tecnologias de construção, no que diz respeito aos critérios associados ao projeto, inspeção e ensaio.

A reabilitação de edifícios antigos é uma preocupação crescente em muitos países, quer pela necessidade de melhorar o desempenho de um extenso parque construído envelhecido, mas dotado de enorme potencial de recuperação, como pela necessidade de adaptação às novas tendências do mercado, mas também pelas exigências de um desenvolvimento sustentável.

A preservação da autenticidade e do valor cultural destes edifícios, bem como as exigências de compatibilidade entre as novas intervenções e o existente, são fatores de preocupação adicional, que exigem conhecimento técnico e reflexão.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*