Localização da Casa do Romeiro disputada por vários concelhos de São Miguel

Romeiros-São-Miguel-Açores-romaria-quaresmal

O Movimento dos Romeiros de São Miguel já tem quatro propostas concretas para instalar a Casa do Romeiro, mas a escolha só será feita mediante a auscultação dos romeiros, numa espécie de reunião magna que envolverá todos os ranchos da ilha, disse ao Sítio Igreja Açores o responsável pelo Grupo Coordenador.

A última proposta para instalar a Casa do Romeiro, um espaço de exposição permanente do acervo histórico do movimento e lugar de formação e reuniões periódicas, surgiu do município da Ribeira Grande, pela voz do seu presidente, Alexandre Gaudêncio, durante a cerimónia de inauguração da Exposição Itinerante, que decorreu no passado sábado no Museu do franciscanismo, na cidade da costa norte da ilha de São Miguel.

Além da Ribeira grande também as Câmaras de Vila Franca do Campo, Lagoa e Ponta Delgada já disponibilizaram um espaço.

Para já esta espécie de reunião magna dos romeiros ainda não tem data marcada. O próximo encontro de dirigentes será no dia 17, no auditório da Escola Secundária da Ribeira Grande, para o retiro anual antes da quaresma.

Este ano o tema do encontro vai ser a encíclica do Papa Francisco- Laudato Si- com intervenções de dois romeiros de São Pedro- Francisco Wallenstein e Duarte Toubarro- , sem perder de vista o ano santo a misericórdia.

O Retiro encerra com uma eucaristia e a adoração do Santíssimo.

DL/IA

Categorias: Religião

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*