Quase três centenas de pessoas já visitaram exposições de Natal na Lagoa

emposição Idade dos brinquedos covento Franciscanos Açores jornal diario da Lagoa Açores_

O Convento dos Franciscanos, na cidade de Lagoa, tem patentes duas exposições nesta quadra natalícia: a primeira intitulada “Venite, Adoremus: a representação da natividade” e a segunda denominada “As idades do brinquedo: do brinquedo tradicional popular, do tradicional artesanal e do industrial”.

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Lagoa, através da sua Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, pretende preservar a cultura e a memória das tradições populares. Um dos propósitos da primeira é mostrar várias técnicas artesanais e privilegiar as diferentes sensibilidades artísticas na materialização da temática em causa através da utilização de diversos materiais. Ana Cristina Nascimento, António Amaral, Carlos Teles, Deolinda Soares, Jeremias Tavares, João Arruda, João Borges, João Furtado, José Francisco Pereira, Leovigilda Carlos, Maria de Fátima Varão, Maria Odília Mancebo, Nélia Pacheco, Ricardo Baptista e Sandra Ferraz são artesãos cujas peças estão expostas nesta mostra.

Na segunda é propósito valorizar o importante papel do brinquedo nas várias categorias e recordar as tradições, histórias e heranças culturais da infância. Na parte do artesanal constam peças de João Câmara e Manuel Araújo Cabral.

Na mostra “As idades do brinquedo”, na categoria do brinquedo industrial, os visitantes podem apreciar peças que marcaram o período entre os anos 40 e 90 da coleção particular de Álvaro Vitorino.

Na próxima segunda-feira, 28 de dezembro, pelas 11h00, o colecionador estará presente para realizar uma visita guiada a um grupo de crianças que frequentam um centro de atividades de tempos livres do concelho.

Desde a sua inauguração a 12 de dezembro, já se contabilizaram 281 visitas às exibições. Os interessados em visitar as exposições em causa poderão fazê-lo de terça a sexta-feira das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h00, aos sábados das 10h00 às 16h00 e aos domingos das 14h00 às 17h30, estando encerradas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*