Proteção Civil alerta para agravamento do estado do tempo nos grupos Ocidental e Central

IPMA estado tempo imagem satelite vento

Uma depressão situada a noroeste do Arquipélago com um sistema frontal associado irá provocar um agravamento no estado do tempo.

Assim sendo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso amarelo para  os grupos Ocidental e Central referente ao vento, que poderá soprar forte, de sudoeste, com rajadas que poderão atingir os 90 km/h.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações.

Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento; manter limpos os sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas; garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas montadas ou suspensas.

Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas e não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*