Duarte Freitas visitou açorianos da costa leste dos Estados Unidos

Duarte Freitas PSD Açores visita EUA comunidades

A situação atual e as perspetivas futuras das comunidades açorianas da Nova Inglaterra concentraram a atenção do presidente do PSD/Açores na sua visita de três dias aos estados norte-americanos de Massachusetts e Rhode Island.

Duarte Freitas contatou os Senados de Boston e Providence, reuniu com os Mayors de Fall River e New Bedford e visitou instituições comunitárias em Hudson e Pawtucket.

Depois da sua deslocação a Montreal, Toronto e Washington, o candidato a Presidente do Governo dos Açores encontrou-se quinta-feira, em Boston, com o Presidente do Senado do Estado de Massachusetts. Duarte Freitas sensibilizou Stan Rosenberg para a necessidade de manter a pressão política sobre o processo da Base das Lajes, designadamente, envolvendo os senadores estaduais de ascendência portuguesa Michael Rodrigues, Marc Pacheco e Viriato de Macedo.

Ao final do dia, o líder social-democrata foi homenageado com uma receção em sua honra que reuniu dezenas de açorianos, maioritariamente oriundos da ilha de Santa Maria, no Clube Português de Hudson. A necessidade de melhorar as ligações existentes entre a Região Autónoma dos Açores e a costa leste dos Estados Unidos da América foi defendida durante o encontro.

Também em Hudson, Duarte Freitas visitou a sede nacional da “S&F Concrete Contractors, Inc.”, fundada e dirigida há 50 anos pelo emigrante mariense António Frias, que é hoje a terceira maior empresa de construção em cimento da América do Norte.

O candidato do PSD à presidência do Governo dos Açores nas eleições regionais de 2016 visitou sexta-feira as Câmaras de New Bedford e Fall River para reunir com os Mayors Jon Mitchell e Samuel Sutter. Com os dois responsáveis locais, Duarte Freitas evidenciou a importância das comunidades açorianas para aquelas cidades norte-americanas, defendendo a conveniência de uma maior participação nos seus órgãos de decisão.

De visita ao Senado de Rhode Island, o líder social-democrata encontrou-se com o descendente de açorianos Daniel da Ponte, que preside à comissão estadual de Finanças. Foi eleito há 18 anos como o mais jovem Senador dos Estados Unidos da América num Estado que conta cerca de 10% da população de proveniência ou descendência açoriana.

Ainda na sexta-feira, Duarte Freitas visitou a Universidade de Massachusetts, em Dartmouth, para reunir com a sua chanceler Divina Grossman, e participou num jantar de confraternização açoriana promovido pelo Centro Comunitário “Amigos da Terceira”.

Falando para duas centenas de emigrantes provenientes de diferentes ilhas, o líder do PSD/Açores defendeu um novo rumo para o desenvolvimento da Região e para o relacionamento com a diáspora açoriana.

Duarte Freitas encerrou sábado os seus contatos oficiais na costa leste dos Estados Unidos da América com uma visita à Casa dos Açores da Nova Inglaterra, em Fall River.

No encontro que manteve com os órgãos sociais presididos por Nélia Alves-Guimarães e Mário Ventura, o candidato a Presidente do Governo partilhou a preocupação “transmitida por muitos emigrantes sobre a atual situação política em Portugal” e manifestou a sua “profunda confiança na mudança política que os Açores terão” nas eleições regionais do próximo ano.

O presidente do PSD/Açores concluiu assim os seus contatos com políticos norte-americanos e instituições açorianas no Canadá e nos Estados Unidos da América, acompanhado pelo deputado regional José Andrade. No próximo ano, Duarte Freitas pretende visitar os açorianos radicados na província canadiana de Columbia Britânica e no estado norte-americano da Califórnia.

DL/PSD

Categorias: Comunidades, Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*