Escalões de Formação continuam a ser aposta

Futebol escalão formação Santiago trofeus

Os escalões de formação do Santiago Futebol Clube estão em boa forma, prova disso são os troféus ganhos no arranque da época desportiva 2015/2016.

Foram duas as taças ganhas pelas equipas de Benjamins e Infantis deste clube da Vila de Água de Pau. Os Benjamins venceram a “Taça Henrique Ben David” enquanto os Infantis venceram a “Taça Pauleta”.

Segundo Octávio Cabral, presidente do clube pauense, os escalões de formação do clube são compostos por jovens de Água de Pau, que sentem assim o amor ao clube e se sentem acima de tudo pauenses.

O responsável reconhece que, com estes troféus agora entregues, é assim mais um incentivo para estes jovens.

O Santiago Futebol Clube, nos seus escalões de formação, tem equipas desde os Benjamins/Traquinas, Infantis e Iniciados. Ao todo são 75 jovens de Água de Pau.

Para já, o clube não tem os escalões de juvenis e juniores, face à dificuldade de conseguir forma duas equipas somente com jovens da vila, visto que os jovens destes escalões, estão divididos por outros clubes, o caso do Santa Clara, Operário e Ideal.

O objetivo será nos próximos anos criar equipa nestes escalões, para que, num futuro próximo, a equipa sénior possa, ela também, ser composta apenas por pauenses.

Octávio Cabral recorda que, no escalão mais jovens, Benjamins/Traquinas, ao todo são 26 jovens, que é necessário dar o respetivo incentivo para a prática do futebol.

Recentemente decorreu um encontro convívio com a Escola do Benfica, instalada em São Miguel. É nesta escola que já se encontram três jovens da equipa do Santiago fruto de um protocolo celebrado entre as duas instituições desportivas.

Troféus são um incentivo para os mais novos

Segundo a Presidente do Município de Lagoa, haver campeões no futebol de formação, é nem mais do que um incentivo para estes jovens. 

Cristina Calisto Decq Mota, que marcou presença na entrega dos troféus, recordou que a formação presente no concelho, é uma boa forma de promover o estilo de vida saudável, sendo a promoção do desporto enquanto bem essencial para desporto e a saúde, e uma forma de ocupar o tempo útil destes jovens. 

A autarca considera ser, sem dúvida, um trabalho de grande mérito que tem sido feito no concelho de Lagoa, sendo no desporto onde é reconhecido um maior valor. No concelho são centenas os jovens que estão nestes escalões, em varias modalidades, e que contribuem para o estilo de qualidade de vida saudável que se pretende para o concelho. 

Por seu turno, segundo o Presidente da Associação de Futebol de Ponta Delgada, o fenómeno de crescimento nos escalões de formação, é algo que tem vindo a acontecer há alguns anos, e tem receio que deverá chegar a um ponto de equilíbrio total que não permitirá crescer mais.

Robert Câmara refere que em relação à quantidade, essa é a possível, mas a aposta vai agora para a qualidade, e existem algumas preocupações, nomeadamente e não só com os agentes diretos do futebol, atletas, treinadores, dirigentes, mas também os próprios pais, em que a violência por vezes passa de fora para dentro das quatro linhas.

Segundo o presidente da AFPD, a entidade está a analisar e estudar um pacote de medidas para ver se este fenómeno, em especial nestes escalões, possa ser combatido com estímulos que consideram que terão um resultado positivo.

Robert Câmara diz ser importante ter mais cuidado com o perfil dos agentes mais diretos, no caso os treinadores, que tenham um perfil mais pedagógico. 

Trata-se de algo que considera que tem melhorado, mas também ainda existem exceções. “Uma vez que já é exceção, mais facilmente é detetado”, referiu em declarações ao nosso jornal.

O Presidente da AFPD considera que existem ainda situações de atletas e pais que se portam mal dentro e fora do recinto de jogo, situações que partem mesmo para a violência. Neste âmbito, reconhece que as punições têm de ser exemplares para que possam servir de exemplo.

DL

Categorias: Desporto

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*