Os Açores e a Europa III

EBI Agua de Pau CLube Europeu site

O Clube Europeu da EBI de Água de Pau pretende, no âmbito da Dimensão Europeia da Educação, envolver os alunos no projeto de construção europeia, através da promoção de um melhor conhecimento da União Europeia, das suas instituições e das suas políticas, bem como participar na discussão de temas relacionados com os desafios europeus da atualidade, como a interculturalidade e mobilidade no espaço europeu. Outro objetivo do Clube prende-se com conhecimento de vivências do quotidiano de outros países europeus, atendendo aos seus hábitos, tradições, vivências e realidades socioculturais, contributos decisivos para o alargamento de mundividências que reforçam o sentido de pertença e a entidade cultural dos seus membros, no aprofundamento do conceito de si próprio, dos outros e do mundo.

Para atingir os objetivos referidos anteriormente, estão planificadas atividades que decorrerão em três momentos distintos. Assim, numa primeira fase, serão realizados trabalhos de pesquisa, em grupo e em pares, sobre o processo de construção da unidade europeia – da fundação à consolidação da União Europeia – desde a primeira comunidade europeia resultante do pós II Guerra Mundial, com destaque para o Plano Shuman, que instituiu a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), em Maio de 1950, passando pelo Tratado de Roma (1957), pela entrada de Portugal na CEE e o Ato Único Europeu (1986), pelo Tratado de Maastricht (1992) ou entrada do EURO, em 2002, até à Europa dos 28 com o estudo das suas instituições e símbolos europeus. Os trabalhos serão apresentados em cartazes e a publicados no blogue do Clube (http://clubeeuropeuaguadepau.blogspot.pt/), uma poderosa ferramenta de informação e comunicação, que já conta com cerca de 40 mil visualizações desde a sua criação, em 2013.

A partir de janeiro, prevê-se que o Clube se envolva num projeto eTwinning, comunidade europeia de aprendizagem, através de uma plataforma colaborativa, com alunos de Inglaterra, sobretudo para o complemento de palestras que se realização sobre temáticas relacionadas com a interculturalidade e mobilidade no espaço europeu: fenómenos migratórios, refugiados e acolhimento.

O último momento do Clube, para este ano, reporta-se à terceira edição do projeto “Os Açores e a Europa”, que tem como principais objetivos compreender o contexto social, político e geográfico dos Açores, enquanto região Ultraperiférica da Europa e promover a mobilidade geográfica de jovens açorianos, enquanto experiência estimulante, enriquecedora e estruturante do sentido de identidade açoriana e de cidadania europeia.

Este projeto, que surge da continuação do trabalho desenvolvido pelo Clube, nos anos letivos 2013/2014 e 2014/2015 e que levou mais de cinquenta jovens de Água de Pau ao Parlamento Europeu e à Comissão Europeia, em Bruxelas, em 2014, e ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, em 2015, será finalizado com uma visita a Londres, em Inglaterra, local conhecido pelas suas características de acolhimento e diversidade cultural.

A apresentação pública do Plano de Atividades do Clube Europeu para o ano letivo 2015/2016 decorrerá no auditório da EBI de Água de Pau, dia 27 de novembro de 2015, com a presença da senhora Diretora Regional de Educação e da senhora Presidente da Câmara Municipal de Lagoa e será seguida de uma palestra sobre a crise dos refugiados, a proferir pela senhora eurodeputada Sofia Ribeiro. Após esta sessão, os pais e familiares dos membros do Clube organizarão um jantar de Thanksgiving.

O Coordenador do Clube Europeu
José Carlos da Silva Pereira

Categorias: EBI Água de Pau

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*