Ricardo Serrão Santos escolhido pelo PS/Açores para integrar lista às europeias 2014

açores-noticias-politica-eleições-europeias-PS-lista-Serrrão-Santos-Ricardo

Ricardo Serrão Santos, Professor do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, é o nome escolhido pelos socialistas açorianos para integrar a lista de candidatos ao Parlamento Europeu, cujas eleições ocorrerão no próximo dia 25 de Maio. 

Considerado, em 2006, pela revista National Geographic-Portugal como “O Senhor Oceanos”, Ricardo Serrão Santos tem 59 anos, é Doutor em Biologia pela Universidade dos Açores e pela Universidade de Liverpool e tem-se dedicado ao estudo da biodiversidade marinha e dos ecossistemas oceânicos. 

No âmbito da sua atividade académica tem integrado e coordenado numerosos projetos de investigação nacionais e internacionais no âmbito das Ciências do Mar e é, atualmente, Professor Visitante da Faculdade de Ciências Naturais e do Ambiente da Universidade de Southampton, Reino Unido. 

Segundo uma nota, hoje divulgada, para o Presidente do PS/Açores, o independente Ricardo Serrão Santos “é a garantia de que teremos no Parlamento Europeu uma voz reconhecida, a nível nacional e internacional, em defesa dos interesses estratégicos dos Açores.” De acordo com Vasco Cordeiro, “de entre esses interesses estratégicos, o PS/A salienta as questões relativas à Agricultura, às Pescas, à Política de Coesão e Subsidiariedade e, de forma crescente, as relativas ao Mar e ao seu potencial económico”. 

Ricardo Serrão Santos é possuidor de um vasto currículo nas matérias relacionadas com o estudo dos Oceanos e com as questões da sua sustentabilidade, integrando, entre outras, organizações como European Marine Board (Vice-Presidente); EurOcean e a Fundação EurOcean (Presidente); European Academies Science Advisory Council (Scoping Group Marine Sustainability) e Perito do “Regular Process for Global Reporting and Assessment of the State of the Marine Environment” que se desenvolve no âmbito das Nações Unidas. 

Ricardo Serrão Santos dirige, atualmente, o Programa de Observação das Pescas dos Açores (POPA), e é, ainda, Presidente do IMAR – Instituto do Mar e Coordenador Científico do Centro IMAR da Universidade dos Açores.

Para além de outros cargos regionais, nacionais e internacionais, Ricardo Serrão Santos foi Diretor do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, Pró-Reitor para o Campus da Horta e Pró-Reitor para os Assuntos do Mar da mesma Universidade. 

É Membro Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e Membro Efetivo da Academia de Marinha de Lisboa, para além de Membro do Conselho Científico do Instituto Oceanográfico de Paris. 

Integra a Direção do Fórum Permanente para os Assuntos do Mar e, entre várias distinções e reconhecimentos, em 2007, foi nomeado Embaixador Marítimo pelo Comissário Europeu para os Assuntos do Mar. 

Em 2004, o semanário “Expresso” considerou Ricardo Serrão Santos como uma das oito personalidades que têm projetado Portugal como nação oceânica da Europa e, em 2006, a revista “Visão” destacou-o no grupo de dez personalidades referidas pela “Paixão pelo Mar”.

DL/PS-A

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*