“Acordo entre EUA e União Europeia pode ser oportunidade para os Açores”, defende Duarte Freitas

Açores-noticias-acordo-EUA-UE-PSD-Duarte-Freitas

A concretização de um acordo de parceria transatlântica de comércio e serviços (TTIP) entre os EUA e a União Europeia “constitui uma importante oportunidade de desenvolvimento para os Açores, para todos aqueles que vivem na Região e para o milhão de açorianos e de descendentes que residem nos Estados Unidos”, defendeu hoje, em Dartmouth, nos EUA, o presidente do PSD/Açores.

Duarte Freitas falava na Universidade de Massachusetts Dartmouth onde apresentou uma comunicação sobre “Os Açores e o Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento entre os Estados Unidos e a União Europeia”. O presidente do PSD/Açores deslocou-se à UMASS Dartmouth a convite da reitora daquela instituição, Divina Grossman.

Para o presidente dos sociais democratas açorianos “as previsões da União Europeia indicam impactos positivos significativos que derivam da concretização deste acordo pelo que os Açores, estando situados no meio deste novo mercado transatlântico, têm várias oportunidades que devem ser aproveitadas”.

O presidente do PSD/Açores alertou, no entanto, para o facto “de ainda não estar nada garantido, decorrendo negociações entre os dois blocos económicos”. “É, por isso, necessário que este assunto seja debatido entre todos” disse Duarte Freitas manifestando o desejo de que “as negociações não fiquem confinadas a Bruxelas e a Washington mas sim uma grande participação”. “Este é um assunto que deve ser tratado com abertura e transparência”.

Duarte Freitas lembrou, ainda, “o longo caminho que o processo negocial ainda tem de enfrentar numa situação complexa: existem ainda diversas barreiras ao comércio de serviços e ao investimento, bem como as ligadas a divergências de normas regulatórias, de natureza técnica, de segurança alimentar ou de supervisão financeira”.

Uma das consequências do acordo com interesse para os Açores é “a alteração dos atuais quadros regulatórios que muitas vezes dificultam a entrada de produtos dos Açores no mercado norte americano”, disse o presidente do PSD/Açores salientando que “a redução ou eliminação de algumas barreiras pode estimular o comércio e o investimento”.

DL/PSD-A

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*