Autarquia de Vila Franca do Campo vai lançar o Cartão Municipal Vila Sénior e o Cartão Municipal Família Numerosa

VilaFrancaCampo_@

A Câmara Municipal de Vila Franca do Campo vai lançar o Cartão Municipal Vila Sénior e o Cartão Municipal Família Numerosa, num evento a ter lugar, no próximo dia 16 de novembro, às 14h30, no auditório do Centro Cultural do Concelho.

O Cartão Municipal Vila Sénior é uma iniciativa reveladora das preocupações sociais da Autarquia, em particular com os mais desprotegidos e com menores recursos económicos. Destina-se aos cidadãos residentes no Concelho com idade igual ou superior a 65 anos, que sejam pensionistas/reformados ou carenciados sem meios de subsistência. Trata-se de um cartão intransmissível, válido por um ano e renovável caso seja esta a vontade do beneficiário.

O cartão é atribuído gratuitamente, sendo que os interessados devem formular o pedido junto do gabinete de Ação Social do Município, e possibilita aos beneficiários usufruírem do acesso a bens de carácter cultural promovidos pela Autarquia, em condições a definir, e de prioridade no atendimento em quaisquer serviços da mesma.

Para além disso, permite obter descontos em serviços de várias empresas privadas do Concelho, de diversas áreas como a reparação automóvel, venda e confecção de vestuário, calçado e mobiliário, talho, clinica dentária, ginásio, barbearia e cabeleiro, sendo assim, de realçar o trabalho de proximidade e parceria com os agentes económicos locais que se associam ao contribuir com os referidos descontos.

Por sua vez, o Cartão Municipal Família Numerosa, cujo acesso e validade são idênticos ao Cartão Vila Sénior, visa beneficiar os agregados familiares residente no Concelho há pelo menos 3 anos, compostos por pessoas singulares ou casais que tenham a seu cargo três ou mais filhos. Os possuidores do cartão usufruirão de benefícios idênticos aos associados ao Cartão Municipal Vila Sénior e, ainda, da aplicação da tarifa familiar para consumo de água.

Entretanto, será também apresentada a “Ficha Técnica de Socorro”, inicialmente vocacionada para a população sénior e na qual os cidadãos podem incluir a sua informação pessoal, contactos de emergência e, principalmente, dados médicos, alergias, um resumo do histórico clínico e o plano de consulta e tratamentos a que estejam sujeitos, de modo a facilitar a ação de bombeiros, médicos e enfermeiros, em caso de emergência.

Para o efeito, o gabinete de Ação Social do Município efectuou um levantamento da população sénior do Concelho e, posteriormente, entrará em contacto com a mesma para aplicar a Ficha Técnica de Socorro. Em simultãneo, serão disponibilizadas fichas nas Juntas de Freguesia, Casas de Povo, Centro de Saúde e quartel de Bombeiros do Concelho para quem pretenda preencher por iniciativa própria, podendo ser auxiliado pelo respetivo enfermeiro de família no preenchimento do documento.

DL/CMVFC

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*