Jovens lagoenses mostram-se como mais-valia para empresas locais (video)

(c) direitos reservados

(c) direitos reservados

A turma do 12º ano do curso tecnológico de Informática da Escola Secundária de Lagoa  promoveu uma sessão de apresentação dos projetos, desenvolvidos neste ano letivo.

O objetivo foi de dar a conhecer os diversos temas desenvolvidos pelos alunos da turma, identificando as capacidades dos mesmos, no intuito de promover a formação em contexto de trabalho (estágio) na área informática.

Entre as várias áreas desenvolvidas, está a criação de uma Base de Dados (BD), e no caso concreto, para empresas ligadas ao sector agropecuário.

Segundo o aluno que criou a base de dados, esta servirá para o produtor fazer o registo do seu dia-a-dia, como por exemplo registrar o número de animais que a sua exploração tem, o número de rações compradas numa semana, o número de litros de leite retirado num dia no caso dos bovinos, refere Leonildo Ribeiro.

“A BD foi planeada para ser utilizada num computador, mas como os produtores trabalham no campo resolvi inovar e tentar incorporar essa base de dados num smartphone ou tablet”, explica.

Segundo o aluno do 12º ano do curso tecnológico de Informática da Escola Secundária de Lagoa, a informação é registada na hora, e o produtor não tem que esperar que o dia termine para poder fazer o registo dos dados.

O jovem referiu ter expetativas de ver esta base de dados, que ainda está em desenvolvimento, a ser utilizada por produtores locais, podendo assim contribuir no desenvolvimento das suas atividades.

Leonildo Ribeiro disse ainda acreditar que as empresas estão cientes que os alunos lagoenses são empreendedores e inovadores, podendo ser uma mais-valia para as empresas locais, adiantando ter esperança de, no final do ano letivo, ter uma empresa onde possa estagiar, e continuar a desenvolver novos projetos.

O jovem estudante refere que as bases de dados são importantes agora e continuarão a ser no futuro, sendo uma necessidade de várias setores, onde existe uma proteção dos dados, de mais fácil inserção e acessibilidade.   

DL

Reveja a apresentação.

Categorias: Educação

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*